Diário de São Paulo
Siga-nos

COI condena “violação da trégua olímpica” após Rússia invadir Ucrânia

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condenou a Rússia por invadir a Ucrânia nesta quinta-feira (24, dizendo que o governo russo violou a Trégua Olímpica em

COI condena “violação da trégua olímpica” após Rússia invadir Ucrânia
COI condena “violação da trégua olímpica” após Rússia invadir Ucrânia

Redação Publicado em 24/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h54


Período começou em 28 de janeiro e só termina em 20 de março

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condenou a Rússia por invadir a Ucrânia nesta quinta-feira (24, dizendo que o governo russo violou a Trégua Olímpica em vigor, que visa aproveitar o poder do esporte para promover a paz e o diálogo.COI condena "violação da trégua olímpica" após Rússia invadir UcrâniaCOI condena "violação da trégua olímpica" após Rússia invadir Ucrânia

A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira, o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Trégua Olímpica, que começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 4 de fevereiro, termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 4 a 13 de março.

“O Comitê Olímpico Internacional condena veementemente a violação da Trégua Olímpica pelo governo russo”, afirmou em comunicado. “A respectiva resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU em 2 de dezembro de 2021 por consenso de todos os 193 Estados-membros da ONU.”

A resolução pede aos Estados membros que cooperem com o COI e o Comitê Paralímpico Internacional “para usar o esporte como uma ferramenta para promover a paz, o diálogo e a reconciliação”.

O COI disse que seu presidente, Thomas Bach, reiterou seu pedido de paz. Bach pediu às nações que “deem uma chance à paz” na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno no início deste mês.

.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias