Diário de São Paulo
Siga-nos

Cocaína ‘envenenada’ que causou mortes na Argentina tinha anestésico para elefantes

Carfentanil, um opioide de uso veterinário que é utilizado para anestesiar elefantes, foi a substância misturada à cocaína que provocou mais de 20 mortes na

Cocaína ‘envenenada’ que causou mortes na Argentina tinha anestésico para elefantes
Cocaína ‘envenenada’ que causou mortes na Argentina tinha anestésico para elefantes

Redação Publicado em 11/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 06h50


Carfentanil, um opioide de uso veterinário que é utilizado para anestesiar elefantes, foi a substância misturada à cocaína que provocou mais de 20 mortes na semana passada na Argentina, afirma a imprensa local, que teve acesso a relatos de peritos que analisaram a substância.

“O resultado de dois estudos de especialistas independentes chegaram à conclusão de que a substância utilizada para aumentar o cloridrato de cocaína, encontrada em várias amostras apreendidas no contexto dessas ações, é o carfentanil, um opioide extremamente forte cujos efeitos são 10 mil vezes mais fortes, ou mais forte que a heroína ou o fentanil”, diz o “Clarín”.

O jornal afirma que a substância foi identificada tanto por peritos do laboratório da Promotoria de Munro quanto pelo laboratório da Polícia Científica de Buenos Aires. A informação é corroborada pelo jornal “La Nación”

Inicialmente, a suspeita era de que a droga estivesse adulterada com a mistura de outro opioide, o fentanil.

O carfentanil é tão perigoso que a DEA, a agência americana de combate às drogas, já publicou um comunicado orientando agentes a não manusearem drogas se desconfiarem que contêm essa substância. O manuseio inadequado do carfentanil tem consequências mortais, destaca a agência.

“A dose letal para carfentanil em humanos é desconhecida. No entanto, como observado, ele é aproximadamente 100 vezes mais potente que o fentanil, que pode ser fatal na faixa de 2 miligramas, dependendo da via de administração e de outros fatores”, detalha a DEA.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias