Sem categoria
CNJ aprova restrição para soltura de presos por covid-19

Norma foi aprovada por unanimidade pelo plenário do conselho
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (22) a resolução que restringiu os casos em que presos podem ser soltos em função da covid-19. Na semana passada, o presidente do conselho, ministro Luiz Fux, assinou a recomendação, mas a norma ainda dependia de aprovação pelo plenário. A votação foi unânime.
De acordo com a Recomendação nº 78, pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas com a revisão da prisão provisória ou do regime de cumprimento de pena.
A decisão do ministro restringe a Recomendação nº 62, editada em março pelo ex-presidente Dias Toffoli. A norma anterior do CNJ abria a possibilidade de soltura a todos os presos.
Pelas duas resoluções do CNJ, juízes e tribunais devem reavaliar a necessidade das prisões efetuadas para evitar a propagação do novo coronavírus nas penitenciárias.
Devem ter prioridade os casos de gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até 12 anos, idosos, indígenas, pessoas deficientes ou que se enquadrem no grupo de risco.
Na sessão desta tarde, o CNJ também aprovou uma resolução para estabelecer cotas raciais nas seleções de estagiários nos tribunais do país.
.
.
.
iG
-
Polícia12 horas atrás
Professor é esfaqueado por aluna dentro de escola estadual no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo
-
Polícia12 horas atrás
Idoso é esfaqueado durante tentativa de assalto na Santa Cecília, região central de SP
-
Polícia12 horas atrás
Operação contra estelionato pela web é realizada em três estados brasileiros
-
Saúde9 horas atrás
Cidade de SP pede autorização do Ministério da Saúde para ampliar aplicação de doses de reforço contra Covid em 3 novos grupos
-
Política9 horas atrás
‘Se desistir de ser candidato, paciência’, diz presidente do PL sobre saída de Tiririca da eleição após perder número para Eduardo Bolsonaro
-
Dia a Dia13 horas atrás
Moradores da Zona Norte de SP pedem urgência da Prefeitura para que Hospital da Brasilândia deixe de ser exclusivo para Covid
-
Educação6 horas atrás
Lei que amplia Prouni para estudantes de escolas privadas é sancionada
-
Política6 horas atrás
Projeto no Senado esvazia Justiça Eleitoral, diz presidente do TSE