Diário de São Paulo
Siga-nos

Clientes denunciam Mayra Cardi por programa de emagrecimento

Em 2015, Mayra Cardi bombou nas redes sociais ao anunciar o programa de emagrecimento “Mayra Cardi seca você”. A experiência foi feita com uma amiga pessoal

Clientes denunciam Mayra Cardi por programa de emagrecimento
Clientes denunciam Mayra Cardi por programa de emagrecimento

Redação Publicado em 18/10/2016, às 00h00 - Atualizado às 14h44


Em 2015, Mayra Cardi bombou nas redes sociais ao anunciar o programa de emagrecimento “Mayra Cardi seca você”. A experiência foi feita com uma amiga pessoal da ex-BBB até chegar aos internautas interessados em perder uns quilinhos e, de quebra, ostentar um abdômen sarado como o dela. O problema é que muita gente viu o objetivo se tornar um drama.

Michele de Simone, de 31 anos, brasileira que mora nos EUA, começou o programa em maio do ano passado após ver os resultados mostrados por Mayra na internet. O antes e depois dos adeptos é mesmo impressionante, “Eu era crua, não conhecia muita coisa e decidi adquirir o plano. No primeiro mês, emagreci cinco quilos”, conta ela, que tinha 121kg no início do processo e perdeu 25 em cinco meses: “Paguei cerca de R$ 900 na época e estava contente. Porque ela criava grupos no Whatsapp com umas 20 pessoas e dava assistência a todas”.

screenshot_118

O problema é que Michele e demais clientes de Mayra passaram a se comunicar e perceberam que os cardápios eram iguais. “Ela passava a mesma dieta para quem tinha 70kg e para quem tinha mais de 100kg. Achamos aquilo estranho e questionamos. Muita gente pediu o dinheiro de volta”, conta a advogada tributarista Daniela Alves, que mora hoje em Portugal.

Michele diz que quis processar Mayra: “Ela me causou muitos danos. Até hoje preciso de tratamento psicológico. Eu já tinha emagrecido 25 quilos quando voltei ao Brasil depois de cinco anos. Na casa da minha mãe, comi o que não comia há muito tempo. Ao me ver postando a foto de uma coxinha, a Mayra foi para o Snapchat e disse: ‘Para de comer, sua vaca’. Achei absurdo”.

Michele hoje treina com nutricionista, personal e tem um psicólogo

Hoje ela se cuida com uma equipe formada por nutricionista, endocrinologista, personal trainer e psicólogo. Michele tem muitos áudios e prints de mensagens trocados com Mayra. Num deles, a musa fitness responde uma cliente que o cabelo está caindo não por conta da alimentação, mas “porque a dieta faz diminuir também o couro cabeludo”. Em outro, ela diz que creme hidratante muito gorduroso passado na pele atrapalha o emagrecimento.

Mayra Cardi atua como coach online em todo mundo
Mayra Cardi atua como coach online em todo mundo Foto: reprodução/instagram

A formação de Mayra Cardi

Mayra fez cursos técnicos de nutrição e nutrição esportiva nos Estados Unidos e hoje é coach e criadora do “Mayra seca você”, com mais de 152 mil seguidores. Em parceria com o marido, Egil Greto, a cunhada e o irmão, ela mantém o programa para o mundo inteiro. “O certificado que eu possuo me permite atuar no mundo inteiro de onde eu estiver, inclusive no Brasil”, explica ela, que desconhece as histórias de ex-clientes descontentes: “Nunca chegou até nós do programa qualquer reclamação ou e-mail relatando isso. Falar é muito fácil. Vai chegar um determinado momento que terão que provar o que dizem. Estou muito tranquila, porque sei exatamente o que estou fazendo”.

Mayra se defende das acusações e diz que uma das clientes, mostrada numa matéria num programa jornalistico, será processada por ela após dizer que se machucou durante um treino passado pelo preparador físico que estava na equipe na época. “Tenho todos os registros dela me agradecendo, dizendo como o programa foi bom para sua vida”, garante.

Uma paciente de Mayra Cardi: o antes e depois impressiona
Uma paciente de Mayra Cardi: o antes e depois impressiona Foto: reprodução/instagram

Clientes satisfeitos

Mayra afirma estar respaldada por muitos pacientes satisfeitos. Caso de Cassia Nascimento, nutricionista, de Belo Horizonte. “Fiz oito meses do programa. Eu queria definir mais o corpo e ganhar massa muscular. Muita gente pergunta por que eu mesma não fiz a minha dieta. Mas isso é comum entre nós, profissionais, assim como um psicólogo tem seu terapeuta e por aí vai”, justifica.

Cássia atende pacientes com doenças crônicas, como o diabetes, e queria experimentar o “Mayra seca você” após verificar os resultados de muitos seguidores do plano. “ Eu tive curiosidade em saber do programa da Mayra e percebi que ela realmente entendia do que falava, pois sabia argumentar de profissional para profissional. Não tenho do que reclamar. Obviamente, não sou leiga no assunto, então, algumas coisas adaptei a mim mesma, assim como os treinos. Já faço musculação há 16 anos, então sabia sobre as cargas”, atesta Cassia, longe do programa há quase um ano depois de atingir sua meta.

Mayra Cardi está se recuperando de uma cirurgia de hérnia de disco
Mayra Cardi está se recuperando de uma cirurgia de hérnia de disco Foto: reprodução/instagram

Caso grave de desnutrição

Dentre os relatos de ex-clientes, o de L. de 28 anos, mãe de duas crianças é o que chama mais atenção. “Tinha engordado 18 quilos da segunda gravidez, estava desesperada para emagrecer. Vi na no programa da Mayra muitas vantagens: não precisava me deslocar até um consultório e teria atendimento personalizado”, conta ela: “Recebi o cardápio e perdi cinco quilos. Um dia, percebi que uma outra cliente postou foto do café da manhã igual ao meu e questionei. Nessa época, meu leite começou a secar também e minha filha chorava muito”, relata L, que perdeu seis quilos no primeiro mês e ficou superanimada.

Foi na consulta com a pediatra da filha que L descobriu que a dieta não era adequada a uma mãe que estava amamentando um bebê de três meses. “Minha filha teve alergia à proteína do leite. Disse isso a Mayra que me mandou um cardápio com alimentos sem lactose“, conta L, que não sabia que intolerância à lactose e à proteína do leite são coisas totalmente diferentes: “Minha filha continuou a perder peso e a pediatra quis ver meu cardápio. Ela me disse que minha nutricionista era uma irresponsável e que minha filha poderia ter morrido. Tive vergonha de dizer que era a Mayra”.

Mayra Cardi e o marido Egil Greto: ele também virou coach
Mayra Cardi e o marido Egil Greto: ele também virou coach Foto: reprodução/instagram

O pior, porém, na opinião de L estava por vir. “Quando disse isso a Mayra ela sugeriu que eu parasse de amamentar. Aí mesmo eu vi que não podia confiar nela”, argumenta a empresária, que minimiza a atuação da nutricionista: “Hoje me sinto uma idiota. Não pesquisei o que poderia acontecer, acreditei cegamente. A culpa não foi só dela. Mas minha também por não apurar os métodos dela. Olho fotos da minha filha na época, desnutrida, magrinha e choro toda vez. Quando posso, alerto a todos sobre este programa”, lamenta.

Paulo Gentil: doutor em saúde mantém cruzada contra blogueiras não credenciadas
Paulo Gentil: doutor em saúde mantém cruzada contra blogueiras não credenciadas Foto: Ana Carolina Cotia Marques – Retratos da Vida – Infoglobo

Denúncias aos montes

Para Paulo Gentil, Doutor em Ciências da Saúde, graduado em Educação Física e autor de livros sobre emagrecimento e hipertrofia, Mayra Cardi não está credenciada a orientar ninguém. “Estes cursinhos que ela fez são vendidos quase como um Groupon. Qualquer um pode fazer. Ela, como tantas outras blogueiras fitness, estão enganando clientes e comprometendo seriamente a vida deles”, dispara Paulo: “O que chega de denúncia do programa é inacreditável. Muitas anônimas, pois têm medo de serem processadas por ela, o que deveria ser o contrário”. Paulo vive uma verdadeira cruzada contra as dietas e blogueiras da moda que brotam nas reds sociais: “O problema é que os Conselhos Federais de Nutrição e de Educação Física não fiscalizam com o rigor que deveriam”.

Procurado, o Conselho Regional de Nutrição em São Paulo, onde há denúncias contra o “Mayra Cardi seca você”, não retornou com os esclarecimentos necessários.

Mais um caso bem-sucedido
Mais um caso bem-sucedido Foto: reprodução/instagram

A dieta que seca

Predominantemente, a dieta de Mayra Cardi privilegia proteínas e corta os carboidratos e açúcares. Dentre os casos que apresenta no Instagram do programa, que custa hoje cerca de R$ 1500 por oito semanas de tratamento, muitos surpreendem. Existem clientes que eram dependentes de insulina e já não dependem mais, existem hipertensos que melhoraram a qualidade de vida após o início do processo de emagrecimento, pacientes que desistiram das cirurgias bariátricas e perderam os quilos necessários, e muita, mas muita gente, com os corpos mais sarados que antes.

“Hoje se entrar no meu Instagram vai ver casos de antes e depois com muito sucesso, atendo vários profissionais de saúde, artistas e atletas. Eu tenho como comprovar que meu programa é um sucesso, mas também com profissionais da área, que atestam que meu trabalho funciona”, diz Mayra, que pretende processar a ex-cliente que a denunciou num programa de TV: “Me senti prejudicada e isso não vai ficar assim. Estou tomando as devidas providências judiciais e ela vai ter que prestar satisfação à Justiça”.

Mayra Cardi: inspiração para mulheres que querem ter o corpo como o dela
Mayra Cardi: inspiração para mulheres que querem ter o corpo como o dela Foto: reprodução/instagram

No momento, Mayra se recupera de uma cirurgia por conta de uma hérnia de disco, que ela garante não ter acontecido por conta dos exercícios que faz diariamente, mas sim, há oito anos. Por causa da operação, ela terá que ficar de repouso durante um mês e já avisou nas redes sociais que para retomar o corpo que tinha antes (ela está bem magra) vai recomeçar do zero.

Mayra Cardi: ela diz que vai recomeçar do zero a esculpir o corpo
Mayra Cardi: ela diz que vai recomeçar do zero a esculpir o corpo Foto: reprodução/instagram

O que elas relatam

C. queria chegar aos 50kg

“Estava indo todos os dias para academia, comendo no café da manhã brócolis, etc. Me dediquei ao máximo, tive enjoos e tontura, mas cheguei nos tão sonhados 49kg. Com ele veio também um problema, tive uma fratura no cóccix por sobre carga e um edema na medula óssea. Tive que fazer um procedimento cirúrgico que retira o líquido acumulado no cóccix devido a fratura, e causa uma dor absurda, me limitando a sentar e praticar qualquer tipo de atividade física.

Fui falar com a Mayra do ocorrido, é simplesmente ela diz que já aconteceu algo parecido com ela devido ao exercício que ela passou. Simples, ao final dos 90 dias estava pesando meus tão sonhados 50kg, com uma fratura no cóccix, não podendo sentar e com menos R$10.000,00 na conta, pois a cirurgia não teve reembolso do convênio. Me surpreendi negativamente com a Mayra, antes me parecia uma ‘Super Mulher’, hoje vejo uma pessoa desequilibrada”.

Mayra Cardi: corpo cobiçado
Mayra Cardi: corpo cobiçado Foto: reprodução/instagram

S. perdeu 16 quilos em um mês

“Feliz demais pra c… mesmo!! Nunca consegui atingir isso na vida!! E nao quero parar por ai!! Muito obrigado pela atenção de sempre e vamos seguir em frente!!Bom, é isso, que voce cada dia tenha mais sucesso e que possa ajudar ainda mais e mais as pessoas que como eu precisam de você!! Sei q o programa vai acabar um dia, mas através dele minha pele melhorou, minha auto estima também, me sinto muito mais disposto e feliz, minha cabeça mudou para o resto da vida.”

M. não gostou da forma rude

“Iniciei o programa em agosto de 2015, claro que cheia de expectativas. Aos poucos, as expectativas se transformaram em grandes frustrações. A minha primeira decepção foi quando nos grupos de WhatsApp montados pela própria equipe do “Mayra Cardi seca você” começamos a trocar receitas de um cardápio para o outro. Lógico que não era para fazermos as receitas, pois todas queriam seguir o cardápio enviado a cada uma à risca. Era só uma troca de receitas entre participantes do programa e no meu entendimento não era um descumprimento de contrato, que nos impedia de passar nosso cardápio para terceiros. A Mayra bem sem profissionalismo foi nos grupos e mandou um áudio sendo bem grossa, xingando de verdade. Como eu tinha sido uma das que mandou várias receitas fiquei super sem graça, pedi desculpa, mas mesmo assim demonstrei minha consternação no grupo pela forma rude usada pela Mayra”.

L gostou das receitas

“Quando comecei o programa, queria ter o copro da Mayra. Quem não quer? Cheguei a perder alguns quilos, mas os exercícios eram de matar. sentia muita dor e ela dizia que era normal. Depois, veio a história dos cardápios iguais. Se pudesse dar um ponto positivo seria para as receitas. Ela tem ótimas receitas e a dieta não te deixa com fome. É muito fácil de seguir”.

Mayra Cardi fez nutrição e nutrição esportiva nos EUA
Mayra Cardi fez nutrição e nutrição esportiva nos EUA Foto: reprodução/instagram
Compartilhe  

Tags

últimas notícias