Diário de São Paulo
Siga-nos

Claudio Loureiro Nunes: UM POUCO DE ANDRADA

Umas das principais ou senão principal personalidade tristemente esquecida pelos brasileiros, José Bonifácio de Andrada e Silva, nosso patriarca da

Claudio Loureiro Nunes: UM POUCO DE ANDRADA
Claudio Loureiro Nunes: UM POUCO DE ANDRADA

Redação Publicado em 17/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h53


UM POUCO DE ANDRADA

Umas das principais ou senão principal personalidade tristemente esquecida pelos brasileiros, José Bonifácio de Andrada e Silva, nosso patriarca da independência, encontra-se mais valorizado hoje em solo estrangeiro do que em muitas cidades Brasileiras. Coincidência?

Essa figura tão austera e importante de nossa história, que tanto nos ensinou, deveria servir de exemplo para navegar em tempos tão sombrios como os que passamos. Sua postura como líder e governante é até hoje lembrada em muitos lugares pelo mundo. Infelizmente pouco se fala e vê sobre os irmãos Andrada aqui no Brasil. Que falta uma pessoa de tal calibre faz hoje em nossa política!

Todos os anos milhares de brasileiros viajam para a cidade de Nova Iorque, e visitam os mais variados pontos turísticos da cidade, como o Central Park, a Times Square ou a Estátua da Liberdade. Porém poucos que vão até lá sabem que em um dos parques nova-iorquinos mais badalados, localizado em um dos pontos mais valorizados da cidade, está exposta a estátua de nosso patriarca, José Bonifácio de Andrada e Silva. A estátua foi um presente do governo brasileiro à cidade de Nova Iorque nos anos 50. À época para estreitar o relacionamento entre os países, esta foi uma das ações do Presidente Gaspar Dutra, responsável do alinhamento do Brasil com os Estados Unidos na Guerra fria e figura qual atribuímos a repressão do crescente comunismo no Brasil na época. Este presente foi algo muito simbólico para ambos os lados, Gaspar que fora Maçon (como Andrada) e militar, presenteia a cidade de Nova Iorque com a figura de um dos maiores políticos que o mundo já viu.

Para desenvolver o monumento foi criado um concurso público para escolher o artista que iria esculpir, em bronze, a estátua do Patriarca da Independência do Brasil. O escolhido foi José Otávio Correia Lima que rapidamente iniciou os trabalhos e a estátua foi concluída e doada à cidade de Nova Iorque em 1953. Sua inauguração oficial foi dois anos depois em 22 de abril de 1955, em uma cerimônia realizada no primeiro local onde ela foi instalada, na Sexta Avenida esquina com a Rua 42 oeste. A inauguração contou com a presença do Prefeito Robert F. Wagner e o Embaixador Brasileiro nos Estados Unidos João Carlos Muniz. Muitos anos depois, porém, o monumento mudaria de lugar. Hoje a estátua de José Bonifácio de Andrada e Silva encontra-se no valorizadíssimo Bryant Park, antigamente um ponto degradado e de consumo e venda de drogas em NY, muito parecido com o que vemos hoje na região da Luz, aqui em São Paulo, foi completamente restaurado e hoje é maravilhoso. À época, para reverter a situação e recuperar o local definitivamente, foi montada uma comissão que obteve êxito, transformando o outrora parque decadente novamente em um local de bastante prestígio e de atividades turísticas e culturais.Quando o Bryant Park ficou pronto, em meados dos anos 90, houve um problema com a escultura de José Bonifácio. Ela não foi colocada no local onde ela se encontra hoje, mas em uma posição que inicialmente não valorizava a exibição da mesma, o que levou à época a Comissão de Arte local a interceder até que o problema fosse resolvido. Foi assim que o monumento foi mais uma vez movido, sendo agora posicionado em um local bastante privilegiado do parque, próximo à Rua 40 oeste, no local que é chamado de Nicola Tesla Corner.

Desde então o Monumento ao Patriarca da Independência do Brasil está ali para a contemplação dos nova-iorquinos e turistas de todo o mundo. Do outro lado do parque, já na Quinta Avenida, fica a famosa Biblioteca Pública de Nova Iorque.O belo Monumento à José Bonifácio em Nova Iorque serve não só para orgulhar a todos os brasileiros, mas serve também de modelo para inspirar nossos governantes atuais e a Cidade de São Paulo que poderia seguir o exemplo da recuperação do Bryant Park em regiões como a Luz.

CLAUDIO G. LOUREIRO NUNES, é CEO da Tamboré Capital e Colunista do Diário de S. Paulo. Graduado em comunicação e marketing pela FAAP, Pós-Graduado em Finanças no Insper e bacharel em Administração pela Universidade Metropolitana da Florida, EUA. É especialista em Marketing e Gestão de Negócios, responsável pela abertura de importantes operações de hospitalidade e gastronomia no Brasil como TGI FRIDAYS.

Contatos:

IG @claudionunes

Twitter @claudio_nunes

[email protected]

Compartilhe  

Tags

últimas notícias