Diário de São Paulo
Siga-nos

Claudio Loureiro Nunes: NEGÓCIOS, POLÍTICA E NOSSAS VIDAS

O ano de 2020 foi marcado por grandes mudanças. Mudanças em nossas rotinas familiares e corporativas, mudanças na forma como enxergamos o mundo e mudanças de

Claudio Loureiro Nunes: NEGÓCIOS, POLÍTICA E NOSSAS VIDAS
Claudio Loureiro Nunes: NEGÓCIOS, POLÍTICA E NOSSAS VIDAS

Redação Publicado em 16/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h53


NEGÓCIOS, POLÍTICA E NOSSAS VIDAS

O ano de 2020 foi marcado por grandes mudanças. Mudanças em nossas rotinas familiares e corporativas, mudanças na forma como enxergamos o mundo e mudanças de metas e objetivos.

Quem mora em uma grande cidade como São Paulo, e tem seus negócios impactados diretamente pela política pública, ainda vai ter uma nova grande mudança por vir, as eleições municipais. Realmente 2020 não para de propor mudanças. Muitas pessoas e corporações não veem a hora do ano acabar e outras ainda esperam fazer as devidas correções de curso ainda neste ano, para que 2021 venha fresco e cheio de prosperidade.

Mais do que nunca, conseguimos entender como a política impacta diariamente nossa vida pessoal e nossos negócios. Como gestores públicos conseguem ajudar ou dificultar a batalha do dia a dia. Este ano vimos em cidades como São Paulo absurdos como escolas fechadas por períodos intermináveis e restrições a negócios sem fundamentos científicos, destruírem empresas e famílias. Ao compararmos o comportamento de nossos gestores  públicos com outras metrópoles pelo mundo, nos assustamos nas inconsistências e autoritarismo das quais somos vítimas. A cidade de São Paulo é apenas um exemplo, isso está acontecendo em muitas cidades pelo país.

Em 2020 teremos a oportunidade de eleger prefeitos e vereadores, e  temos o dever de corrigir o curso de nossas cidades e por consequência nossas vidas. Vivemos em um sistema cheio de falhas, onde iremos gastar em 2020 mais de 2 bilhões de reais dos pagadores de impostos para eleições municipais, que estão sendo investidos em campanhas de vereadores e prefeitos pelo país. Ironicamente ainda somos convocados em rede nacional para sermos mesários voluntários (aparentemente imunes ao covid-19), pois estes, além de terem ajudado a financiar a campanha politica dos outros, devem trabalhar de graça.

Não é possível fazer diferente se seguimos sempre a mesma receita, isso é claro para todos, mas de alguma forma continuamos empacados no mesmo lugar. Estamos na virada de mais uma década, e este aprendizado deveria se refletir nas urnas, mas temos a certeza que não será, justamente pelo fundo eleitoral e seus caciques.

Nos negócios continuamos aflitos aguardando a eleição dos Estados Unidos, acompanhando cada espirro e twitter, polêmicas e memes. Câmbio, bolsa de valores, exportações, importações e acima de tudo entusiasmo dos empresários aguardando o desfecho deste show da eleição presidencial americana.

O ano de 2020 ainda guarda muitas mudanças, mas tenho certeza que a principal transformação já aconteceu, dentro de cada um de nós. Entendemos que nosso lar é mais do que o lugar onde dormimos, que as pessoas estão mais próximas através da tecnologia, que a vida é mais frágil do que pensávamos e que mesmo em 2020 vivemos em uma sociedade onde políticas públicas determinam nossa liberdade e felicidade.

CLAUDIO G. LOUREIRO NUNES, é CEO da Tamboré Capital e Colunista do Diário de S. Paulo. Graduado em comunicação e marketing pela FAAP, Pós-Graduado em Finanças no Insper e bacharel em Administração pela Universidade Metropolitana da Florida, EUA. É especialista em Marketing e Gestão de Negócios, responsável pela abertura de importantes operações de hospitalidade e gastronomia no Brasil como TGI FRIDAYS.

Contatos:

IG @claudionunes

Twitter @claudio_nunes

[email protected]

Compartilhe  

Tags

últimas notícias