Diário de São Paulo
Siga-nos

Clarão no céu: passagem de foguete chinês assusta moradores no Nordeste; assista

Na noite desta segunda-feira (23), moradores de diversas cidades do Nordeste do Brasil foram supreendidos por um forte clarão que iluminou os céus. Porém,

Clarão no céu: passagem de foguete chinês assusta moradores no Nordeste; assista
Clarão no céu: passagem de foguete chinês assusta moradores no Nordeste; assista

Redação Publicado em 24/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h01


Vídeos da “visita” da espaçonave, que foi confundida com meteoro e até com um ovni, viralizaram nas redes sociais

Na noite desta segunda-feira (23), moradores de diversas cidades do Nordeste do Brasil foram supreendidos por um forte clarão que iluminou os céus. Porém, diferentemente do que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde a luz foi o resultado da explosão de um meteoro , o fenômeno ocorreu durante a “visita” de um foguete chinês.

Imagens da passagem da espaçonave chinesa foram registradas na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí. A maioria relacionava a forte luz nos céus com um possível meteoro ou até mesmo um ovni. Porém, especialistas confirmaram se tratar da liberação dos gases de combustível de um foguete .

Em entrevista ao portal G1, Marcelo Zurita, integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é causado pela pluma de combustível de um dos estágios do foguete “Longa Marcha 5”, lançado pelos chineses para coletar amostras de rochas na lua.

A análise é confirmada também pelo astrônomo Dennis Weaver, ouvido pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo ele, tal “nuvem brilhante” registrada pelos moradores é a ejeção dos gases que garantem o empuxo para que o foguete saia da atmosfera terrestre, ressaltando ainda que a confirmação de que se trata da espaçonave é possível a partir do cruzamento de informações da rota.

Veja as imagens da passagem do foguete

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias