Dia a Dia
Cine Bijou: tradicional cinema de SP volta a funcionar na Praça Roosevelt depois de mais de duas décadas

Primeira sessão acontecerá na próxima terça-feira (25), no aniversário da capital, às 20h.
O Cine Bijou, uma das salas de cinema mais importantes de São Paulo, vai renascer na próxima terça-feira (25), no aniversário da capital. Engolido pelas redes de shoppings, o cinema da Praça Roosevelt, no Centro, ficou fechado por 26 anos e será reinaugurado graças a dois cinéfilos.
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, produtores teatrais e fundadores da companhia “Os Satyros”, assumiram o local em 2019, quando o antigo teatro que ali funcionava foi fechado. Eles reformaram o cinema após campanhas de financiamento e apoio de artistas.
“Quando a gente soube que esse espaço estava disponível, imediatamente também recebeu a notícia que ele poderia se tornar uma igreja ou um bar. Não pensamos duas vezes, precisávamos que esse espaço fosse mantido”, conta Ivam Cabral.
O cinema se modernizou com novos equipamentos, mas a arquitetura tradicional foi preservada: são as mesmas poltronas da época da primeira inauguração, assim como o teto projetado para ter uma acústica especial.
Ícone de resistência contra a ditadora militar, o Cine Bijou foi inaugurado em 1962 e encerrou suas atividades em 1996.
“Havia a censura, que proibia a exibição de vários títulos e o seu Francisco, que era proprietário do Bijou, driblava a censura. Ele não podia divulgar o nome dos filmes, porque a censura não deixaria que fossem exibidos. E dessa maneira se formou uma grande geração de cinéfilos. Mas acho que vai além do cinema, acho que ele formou cidadãos, formou a intelectualidade ou parte dela dos paulistanos durante algumas décadas”, relembra Cabral.
A partir das 20h, o local exibirá o longa “Zuzu Angel”, estrelado por Patrícia Pillar – uma das incentivadoras da reabertura e que foi homenageada com o nome da sala. A entrada é gratuita até o dia 6 de fevereiro e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão; a programacão completa esta no site satyros.com.br.
.
.
.
G1
-
Sem categoria18 horas atrás
Beneficiários do INSS vão receber R$ 1,5 bi em atrasados; descubra se você será contemplado
-
Sem categoria12 horas atrás
Maitê Proença sobre namorada: “Queria que ela fosse um homem”
-
Sem categoria21 horas atrás
Em carta, adolescente conta à mãe ter sido estuprada desde os 5 anos pelo pai
-
Sem categoria23 horas atrás
Vamos construir um Brasil melhor?
-
Sem categoria12 horas atrás
Cantor Tarik Lima e namorada morrem após acidente em estrada na Paraíba
-
Sem categoria13 horas atrás
Vencedor de “A Fazenda”, Lucas Viana, é socorrido em festa durante crise e faz alerta; confira
-
Sem categoria21 horas atrás
Mês do orgulho LGBTQIA+: confira 16 filmes que celebram a diversidade e o amor
-
Sem categoria21 horas atrás
Dona de jiboia desaparecida de apartamento em SP diz que animal foi encontrado dentro do fogão