Diário de São Paulo
Siga-nos

Cine Bijou: tradicional cinema de SP volta a funcionar na Praça Roosevelt depois de mais de duas décadas

O Cine Bijou, uma das salas de cinema mais importantes de São Paulo, vai renascer na próxima terça-feira (25), no aniversário da capital. Engolido pelas redes

Cine Bijou: tradicional cinema de SP volta a funcionar na Praça Roosevelt depois de mais de duas décadas
Cine Bijou: tradicional cinema de SP volta a funcionar na Praça Roosevelt depois de mais de duas décadas

Redação Publicado em 24/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h04


O Cine Bijou, uma das salas de cinema mais importantes de São Paulo, vai renascer na próxima terça-feira (25), no aniversário da capital. Engolido pelas redes de shoppings, o cinema da Praça Roosevelt, no Centro, ficou fechado por 26 anos e será reinaugurado graças a dois cinéfilos.

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, produtores teatrais e fundadores da companhia “Os Satyros”, assumiram o local em 2019, quando o antigo teatro que ali funcionava foi fechado. Eles reformaram o cinema após campanhas de financiamento e apoio de artistas.

“Quando a gente soube que esse espaço estava disponível, imediatamente também recebeu a notícia que ele poderia se tornar uma igreja ou um bar. Não pensamos duas vezes, precisávamos que esse espaço fosse mantido”, conta Ivam Cabral.

O cinema se modernizou com novos equipamentos, mas a arquitetura tradicional foi preservada: são as mesmas poltronas da época da primeira inauguração, assim como o teto projetado para ter uma acústica especial.

Ícone de resistência contra a ditadora militar, o Cine Bijou foi inaugurado em 1962 e encerrou suas atividades em 1996.

“Havia a censura, que proibia a exibição de vários títulos e o seu Francisco, que era proprietário do Bijou, driblava a censura. Ele não podia divulgar o nome dos filmes, porque a censura não deixaria que fossem exibidos. E dessa maneira se formou uma grande geração de cinéfilos. Mas acho que vai além do cinema, acho que ele formou cidadãos, formou a intelectualidade ou parte dela dos paulistanos durante algumas décadas”, relembra Cabral.

A partir das 20h, o local exibirá o longa “Zuzu Angel”, estrelado por Patrícia Pillar – uma das incentivadoras da reabertura e que foi homenageada com o nome da sala. A entrada é gratuita até o dia 6 de fevereiro e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão; a programacão completa esta no site satyros.com.br.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias