Diário de São Paulo
Siga-nos

Cinco nadadores do Praia batem índice para Paralimpíadas; convocação sai em junho

Cinco nadadores do Praia Clube conquistaram sete índices durante a seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputada entre 2 e 5 de maio no Centro de

NADADORES
NADADORES

Redação Publicado em 06/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h30


Gabriel Bandeira, Laila Abate, Gabriel Melone, João Pedro Brutus e Ruan Souza conseguem marcas e aguardam validação do CPI para saberem se estarão em Tóquio

Cinco nadadores do Praia Clube conquistaram sete índices durante a seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, disputada entre 2 e 5 de maio no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Gabriel Bandeira (100m borboleta, 100m costas e 100m peito), Laila Abate (400m livre), Gabriel Melone (50m borboleta), João Pedro Brutus (100m peito) e Ruan Souza (100m peito) bateram as marcas.

Eles aguardam a validação dos resultados pelo Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e a convocação do Time Brasil, no fim de junho, para carimbarem presença no Japão.

Gabriel Tomelin, Guilherme Silva, Pamella Andrade e Vanilton Filho não alcançaram os tempos, mas aguardam a definição dos critérios de elegibilidade para saberem se integrarão a lista final.

Quinta-feira começa com três índices para o Praia

A quinta-feira, 3 de junho, foi o segundo dia de competições em São Paulo, mas marcou a estreia do Praia Clube na seletiva. Logo pela manhã, foram três índices conquistados.

Laila Abate, da classe S6, nadou os 400m livre em 5m33s20, marca cinco segundos abaixo do índice determinado para a prova, e conseguiu o objetivo.

Nos 50m borboleta masculino, Gabriel Melone, também da classe S6, completou a prova exatamente no mesmo tempo do índice, cravando o tempo de 33s51.

Também no estilo borboleta, mas nos 100m, Gabriel Bandeira da classe S14, cravou 57s41 e também foi outro atleta a bater o índice no dia. O tempo pré-estabelecido na prova era 58s59.

Bandeira quebra recordes continentais e consegue outro índice na sexta-feira

No dia seguinte, o nadador estabeleceu um novo recorde das Américas, também nos 100m borboleta, com a marca de 54s64. O brasileiro já era o detentor do recorde continental desde o Campeonato Europeu em Madeira, em Portugal, em maio, com 54s99. O recorde mundial ficou a apenas 18 centésimos [54s46].

De quebra, Bandeira conseguiu uma boa marca nos 100m costas. Ele nadou a prova em 59s42, também estabelecendo novo recorde das Américas.

Equipe encerra seletiva com mais três índices

Com a marca garantida nos estilos borboleta e costas, Gabriel Bandeira se manteve no páreo para buscar vaga em Tóquio também nos 100m peito, com tempo de 1m10s54.

Na mesma prova, João Pedro Brutus, da classe SB14, cravou o tempo de 1m07s04 e também nadou abaixo da marca estabelecida.

Também nos 100m peito, Ruan Souza foi mais um atleta praiano a cumprir os requisitos para sonhar com Tóquio 2021. O nadador da classe SB9 completou a prova em 1m10s54.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias