Diário de São Paulo
Siga-nos

Cientistas anunciam descoberta de planeta ‘irmão’ da Terra próximo ao Sol

Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, descobriram um planeta 'irmão' da Terra que poderia ter água líquida em seu interior. O

Cientistas anunciam descoberta de planeta ‘irmão’ da Terra próximo ao Sol
Cientistas anunciam descoberta de planeta ‘irmão’ da Terra próximo ao Sol

Redação Publicado em 24/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 18h27


Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, descobriram um planeta ‘irmão’ da Terra que poderia ter água líquida em seu interior. O anúncio foi publicado nesta quarta-feira (24) pela prestigiada revista científica “Nature”.

Após coletar dados ao longo de três anos, utilizando telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, investigadores descobriram que o corpo celeste, apelidado de “Proxima b”, tratava-se de um planeta e não de uma simples estrela.

O astro está rente à estrela Proxima Centauri, que é vizinha ao Sol.  Com os cálculos de distância e diâmetro, os cientistas determinaram que o “Proxima b” pode ter água líquida em seu interior e ser formado por um sistema rochoso semelhante ao da Terra.

Os estudos sobre o “Próxima b”, antes batizado de “Pale Red Dot” (Pequeno Ponto Vermelho), foram iniciados em 2013. Os dados coletados até o momento indicam queo planeta possui uma massa equivalente a 1,3 do tamanho da Terra e completa sua órbita a cada 11,2 dias.

De acordo com o coordenador do estudo, Guillem Anglada-Escudé, “a busca por vida no ‘Proxima b’ será nosso novo passo”. Para ele, a “paixão” do grupo de especialistas fez com que fosse possível alcançar o resultado anunciado pelo periódico.

É a segunda grande descoberta sobre novos astros anunciada em 2016. Em maio, a Nasa anunciou que o telescópio Kepler localizou 1.284 novos planetas desde julho do ano passado e que analisa a possibilidade de outros 1.327  possuírem condições para vida humana.

Ainda de acordo com pesquisadores norte-americanos, aproximadamente 550 dos astros encontrados têm estruturas similares à Terra e nove deles estão em zonas habitável de seu sol.

*Com informações da Agência Ansa

Compartilhe  

Tags

últimas notícias