Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidades japonesas que ajudarão na organização das Olimpíadas temem incertezas da pandemia

Grande parte das Olimpíadas do ano que vem, previstas para ter início em 23 de julho, acontecerão em Tóquio, mas outras cidades terão um papel importante na

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 28/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h50


Municípios vizinhos da capital japonesa servirão como sede de treinos e estadia para diversas delegações, inclusive aos brasileiros, e temem não conseguir seguir protocolos de segurança

Grande parte das Olimpíadas do ano que vem, previstas para ter início em 23 de julho, acontecerão em Tóquio, mas outras cidades terão um papel importante na organização do evento. Essas localidades expressaram preocupação com os custos extras com os protocolos de saúde por conta da pandemia do coronavírus.

São mais de 500 localidades em todo o Japão que farão parte ,de alguma forma, das Olimpíadas, hospedando atletas e membros de delegações de diversos países. E os trabalhos devem começar mais de um mês antes dos Jogos, quando alguns países já estarão chegando com seus atletas em busca do costume com o fuso-horários e para treinos específicos.

Um desses casos é Aizuwakamatsu, no nordeste da prefeitura de Fukushima, que foi escolhida para sediar a abrigar os treinos de boxe de alguns países nas semanas que antecedem os Jogos.

– Em primeiro lugar, os atletas virão realmente para nossa cidade? Como devemos preparar nosso sistema médico? O vírus é a nossa maior preocupação, principalmente o que devemos fazer se um atleta o contrair. Ha muitas coisas para se considerar – disse Yoshikatsu Suzuki, um oficial de Aizuwakamatsu encarregado do programa, segundo a Kyodo News.

As cidades anfitriãs foram obrigadas pelo governo japonês a implementar medidas preventivas para o combate da Covid-19. O governo diz que apoiará financeiramente as cidades anfitriãs na implementação de medidas antivírus. No entanto, as autoridades locais temem que não tenham funcionários suficientes ou a infraestrutura necessária para implementar essas medidas.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), por exemplo, organizou diversas bases de treinamentos espalhadas pelo Japão, em cidades como Hamamatsu, Saitama, Sagamihara, Ota, Chiba, Enoshima, Miyagase, Koto e Chuo, todas próximas a capital do país.

As Olimpíadas estão previstas para o dia 23 de julho e terminam 8 de agosto, enquanto os Jogos Paralímpicos vão de 24 de agosto a 5 de setembro.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias