Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP vacina contra Covid adolescentes de 15 a 17 anos neste sábado

Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar

sp
sp

Redação Publicado em 04/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h08


A cidade de São Paulo vacina neste sábado (4) contra a Covid-19 adolescentes de 15 a 17 anos. A prefeitura estima que cerca de 357 mil jovens estejam nesta faixa etária.

Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. Também é obrigatório apresentar comprovante de residência na capital e um documento de identificação.

Os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária.

Calendário atualizado de vacinação na capital:

  • Sábado (4): adolescentes de 15 a 17 anos, além de jovens de 12 a 14 com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas acima de 18 anos;
  • Segunda-feira (6): jovens de 12 a 14 anos, gestantes, puérperas e pessoas acima de 18 anos.
  • (Datas das outras faixas etárias ainda não foram divulgadas pela prefeitura)

Neste sábado, as 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas estarão abertas para vacinação com primeira e segundas doses, das 7h às 19h. Na região central, estarão abertas as UBSs Sé e Boracéia.

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos de vacinação contra Covid-19 que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

‘Xepa’ da 2ª dose

As doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 serão destinadas também aos adolescentes com mais de 12 anos sem comorbidades. Assim, os adolescentes que já tomaram a primeira dose há mais de 30 dias podem se inscrever na chamada “xepa da vacina” para adiantar a aplicação da segunda dose.

Também pode ser contemplado pela “xepa” quem tiver mais de 18 anos e tiver tomado a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer há pelo menos 30 dias. No caso da CoronaVac, é preciso ter tomado a primeira dose há, no mínimo, 15 dias.

O terceiro grupo que pode se inscrever a partir de segunda (6) para a “xepa” é o composto por idosos de 60 anos ou mais que já tomaram duas doses da vacina e tiverem interesse em receber a dose de reforço contra a doença.

Para se inscrever na lista da “xepa” é necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias