Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP vacina adolescentes em escolas públicas nesta 5ª para ampliar imunização contra Covid

A Prefeitura de São Paulo dá início nesta quinta-feira (25) à vacinação contra a Covid-19 em escolas das redes municipal e estadual. O objetivo da ação é

Cidade de SP vacina adolescentes em escolas públicas nesta 5ª para ampliar imunização contra Covid
Cidade de SP vacina adolescentes em escolas públicas nesta 5ª para ampliar imunização contra Covid

Redação Publicado em 25/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h49


A Prefeitura de São Paulo dá início nesta quinta-feira (25) à vacinação contra a Covid-19 em escolas das redes municipal e estadual. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal de adolescentes contra a doença.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a imunização será feita duas vezes por semana em jovens a partir de 12 anos. As equipes de saúde irão até as escolas, e será necessária a presença de pais ou responsáveis ou a apresentação de uma autorização, por se tratar de menores de idade.

Cerca de 500 mil adolescentes estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso na cidade de São Paulo, segundo levantamento da secretaria. O grupo de adolescentes com 12 anos foi o que menos compareceu para a segunda dose.

A alteração do intervalo de aplicação entres as doses da Pfizer, única vacina aprovada para aplicação dos adolescentes, pode ter feito com que muitos perdessem a data correta de imunização. A antecipação da aplicação da segunda dose de oito semanas para 21 dias passou a valer na cidade em 20 de outubro.

Além dos adolescentes, a cidade de São Paulo aplica também a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e a dose adicional/de reforço (DA) da vacina nos grupos já liberados para cada etapa do processo vacinal (veja abaixo).

Estarão em funcionamento para aplicar primeiras doses, segundas doses e doses adicionais nesta quinta todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços.)

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Quem pode se vacinar contra Covid na capital

  • Para a primeira dose (D1), pessoas a partir de 12 anos;
  • Para a segunda dose (D2), pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado;
  • Para a dose de reforço (DA), imunossuprimidos com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço (DA), pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 5 meses;
  • Para a dose de reforço (DA), pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, e que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

.

.

.

.

.

g1

Compartilhe  

últimas notícias