Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP tem programação especial para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; confira

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (3), terá uma programação especial na cidade de São Paulo até o domingo (5).

Cidade de SP tem programação especial para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; confira
Cidade de SP tem programação especial para celebrar Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; confira

Redação Publicado em 03/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h56


O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (3), terá uma programação especial na cidade de São Paulo até o domingo (5).

A programação inclui o lançamento de um documentário, apresentações teatrais e até shows como o do Paralamas do Sucesso, no Anhembi, na Zona Norte, além de apresentações de outros artistas.

Nesta sexta (3), o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Rua Vergueiro, realiza o lançamento do documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”. O filme mostra o olhar, as dificuldades, a relação com a cidade e as necessidades específicas de cada deficiência, representadas em dez histórias de cidadãos que vivem na capital paulista.

Além da exibição do filme, o CCSP também terá apresentações do grupo Movimentarte, “A Dança em Nós”, que usa a dança como base para o desenvolvimento e a socialização de pessoas com deficiência.

O local terá igualmente apresentações de uma peça do Teatro Cego, chamado “Acorda Amor!”. Com músicas de Chico Buarque, o espetáculo conta a história de quatro jovens que lutam contra a ditadura militar nos anos 70 no Brasil.

Integrantes do grupo do Teatro Cego, que se apresentam no Centro Cultural São Paulo (CCSP). — Foto: Divulgação
Integrantes do grupo do Teatro Cego, que se apresentam no Centro Cultural São Paulo (CCSP). — Foto: Divulgação

As músicas interpretadas durante o espetáculo vão costurando a trama que se passa completamente no escuro. Vozes, sons, cheiros e sensações táteis voltam a figurar como elementos imprescindíveis para a compreensão da trama, fazendo o espectador mergulhar no mundo das pessoas com deficiência visual a partir da percepção de que a compreensão do mundo que nos cerca vai muito além daquilo que os olhos podem ver.

No fim de semana também haverá sessões extras do filme no sábado (4) e no domingo (5) , no CCSP e também no Youtube da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

Shows da inclusão

No sábado também haverá shows de diversos artistas no Parque do Anhembi, na Zona Norte, das 10h30 às 15h, com entrada gratuita e aberta ao público geral que se cadastrar antecipadamente para evitar aglomerações (veja mais abaixo).

As apresentações começam com o bloco de rua Inclui Meu Bloco comandado, nesta edição, pelo cantor, compositor, instrumentista e jornalista João Cavalcanti, filho do cantor Lenine. Cavalcanti tem uma filha, Luna, que tem síndrome de Down.

O Shows da Inclusão também contará com o grupo de samba Só Vendo Pra Crer (SVPC), que é composto por cinco integrantes com deficiência visual.

O encerramento da festa fica por conta da banda de rock Os Paralamas do Sucesso, às 14h. A banda fluminense é uma das mais importantes na história da música no país, tem quase 40 anos de carreira, 27 discos lançados, dezenas de sucessos e incontáveis shows pelo Brasil e pelo mundo. O vocalista, guitarrista e compositor da banda, Herbert Vianna, é cadeirante.

A banda Os Paralamas do Sucesso faz show em São Paulo neste sábado (4), no Anhembi, na Zona Norte.  — Foto: Divulgação
A banda Os Paralamas do Sucesso faz show em São Paulo neste sábado (4), no Anhembi, na Zona Norte. — Foto: Divulgação

Inscrição antecipada

O evento é aberto ao público, no entanto a secretaria solicita inscrições prévias para atender as medidas de distanciamento social e protocolos sanitários relacionados à pandemia. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: [email protected] .

Além disso, será exigido do público o comprovante de vacinação para pessoas com mais de 12 anos, que devem atestar o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência ou do tipo antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.

Programação geral

Sexta-feira (3)

  • Centro Cultural São Paulo (CCSP)
  • Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
  • 15h – Recepção com tapete vermelho com fotógrafos da Galera do Click e intervenção artística do Movimentarte;
  • 16h30 – Exibição do documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa”;
  • 18h – Espetáculo: “Acorda, Amor! Teatro Cego”

Online

Sábado (4)

  • Shows da Inclusão – Parque Anhembi
  • Endereço: Pavilhão Oeste – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
  • 10h30 – Concentração, entrega de lanches e abadás
  • 11h30 – Saída do Inclui Meu Bloco;
  • 12h00 – Show João Cavalcanti (Palco);
  • 12h30 – DJ Anderson
  • 13h00 – Só Vendo Pra Crer;
  • 13h30 – DJ Anderson;
  • 14h00 – Paralamas do Sucesso;
  • 15h00 – Encerramento

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias