Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP recebe 350 mil testes rápidos para Covid-19 na rede pública; demanda continua alta

A capital paulista recebeu na segunda-feira (24) 350 mil testes rápidos de Covid-19. A Prefeitura acredita que o estoque atual seja suficiente para atender a

Cidade de SP recebe 350 mil testes rápidos para Covid-19 na rede pública; demanda continua alta
Cidade de SP recebe 350 mil testes rápidos para Covid-19 na rede pública; demanda continua alta

Redação Publicado em 25/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h15


Prefeitura acredita que o estoque atual seja suficiente para atender a população por mais 30 dias. Novo pregão será aberto para a compra de mais 1 milhão de testes nas próximas semanas.

A capital paulista recebeu na segunda-feira (24) 350 mil testes rápidos de Covid-19. A Prefeitura acredita que o estoque atual seja suficiente para atender a população por mais 30 dias. A procura por testes é grande nos postos de saúde e em clínicas particulares da capital há semanas. A dificuldade para fazer o teste é uma preocupação para quem tem compromissos de trabalho.

A Prefeitura informou que um novo pregão será aberto para a compra de mais 1 milhão de testes nas próximas semanas, de acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em saúde da capital, Sandra Sabino.

“Diante da ômicron no mundo, o número de casos, em todos os países, a demanda por testes tem sido muito grande, então os laboratórios não vêm dando conta de entregar encomendas dos estados e dos países.”

Sandra afirma que o número de casos de Covid na cidade parou de subir nos últimos cinco dias e, agora, chegou ao chamado platô.

“Se a gente percorrer o caminho da África e outros países que tiveram a ômicron antes de nós, nós devemos terminar essa fase da pandemia de ômicron no final de fevereiro é o que a gente espera no município.”

Apesar da secretária-executiva dizer que estamos próximos ao platô no número de casos, a média móvel dos últimos 7 dias mostra que a capital ainda está acelerando, em uma curva ascendente.

No dia 12 de janeiro, há praticamente duas semanas, a média móvel era de 455 registros positivos para Covid. Na segunda-feira (24), esse número bateu 1.819, um crescimento de 300%.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), disse que há laboratórios associados que são responsáveis por mais de 60% dos exames feitos no país.

Segundo a associação, existe uma previsão, por parte dos fornecedores, de regularização do fornecimento dos insumos para o início de fevereiro, condicionada também ao cenário internacional.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias