Diário de São Paulo
Siga-nos

Cidade de SP começa a aplicar 2ª dose da Pfizer com intervalo reduzido de 12 para 8 semanas a partir desta sexta

A cidade de São Paulo começa a aplicar a segunda dose da Pfizer com intervalo reduzido de 12 para 8 semanas a partir desta sexta-feira (24), conforme

Cidade de SP começa a aplicar 2ª dose da Pfizer com intervalo reduzido de 12 para 8 semanas a partir desta sexta
Cidade de SP começa a aplicar 2ª dose da Pfizer com intervalo reduzido de 12 para 8 semanas a partir desta sexta

Redação Publicado em 24/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h08


A cidade de São Paulo começa a aplicar a segunda dose da Pfizer com intervalo reduzido de 12 para 8 semanas a partir desta sexta-feira (24), conforme calendário estadual.

Desde agosto, governo paulista condiciona alteração na aplicação do imunizante à chegada de mais doses ao estado.

A mudança tinha sido confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva no dia 15 deste mês, mas vinha sendo relativizada pela gestão de João Doria (PSDB).

Naquela época, o governo federal sinalizou a possibilidade de alterar o intervalo entre as aplicações do imunizante assim que toda a população adulta do país tivesse tomado ao menos a primeira dose.

Outros grupos

Os postos da capital aplicam dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias.

Também podem receber o reforço idosos com mais de 80 anos e indígenas aldeados com mais de 18 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal há ao menos seis meses. Avacinação deste grupo é feita prioritariamente com o imunizante da Pfizer.

Podem tomar a primeira dose adolescentes a partir de 12 anos, que precisam estar acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. A vacinação deste grupo é feita exclusivamente com a Pfizer.

Para quem vai tomar a segunda dose, estão disponíveis os três imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.

Toda a rede estará em operação para a vacinação nesta sexta: 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde (veja a lista completa dos endereços).

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Calendário atualizado de vacinação na capital:

Nesta sexta (24):

  • Para a dose de reforço, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço, idosos com mais de 80 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses;
  • Para a dose de reforço, indígenas aldeados também recebem doses de reforço;
  • Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos podem fazer a inscrição nas UBSs para receber as doses remanescentes, a chamada xepa. Vale para quem tomou a segunda dose há mais seis meses na capital. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de vacinação com ciclo vacinal completo, documento com foto e comprovante de residência.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias