Diário de São Paulo
Siga-nos

Chuva de granizo destrói vidro e bico de avião; piloto pousou com ‘zero visibilidade’

Um piloto ucraniano precisou realizar um pouso de emergência depois que uma tempestade de granizo destruiu o bico da aeronave e estraçalhou o vidro da cabine

Chuva de granizo destrói vidro e bico de avião; piloto pousou com ‘zero visibilidade’
Chuva de granizo destrói vidro e bico de avião; piloto pousou com ‘zero visibilidade’

Redação Publicado em 31/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h30


Avião ficou destruído

Avião ficou destruído Foto: Reprodução/Twitter

Extra

Um piloto ucraniano precisou realizar um pouso de emergência depois que uma tempestade de granizo destruiu o bico da aeronave e estraçalhou o vidro da cabine da companhia turca AtlasGlobal. Com os danos, o comandante Alexander Akopov não conseguia ver nada à sua frente e se valeu da experiência e dos instrumentos de voo para pousar no Aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia.

Ver imagem no TwitterVer imagem no Twitter

A habilidade do piloto salvou a vida dos 121 passageiros e seis tripulantes. A equipe de voo celebrou o pouso como “um segundo nascimento”, de acordo com o “Independent”. Testemunhas relataram que pedras de granizo do tamanho de ovos caíram sobre a aeronave, na última quinta-feira. Ao perceber a dimensão dos danos, Akopov desabilitou o piloto automático.

“Eu voo há 30 anos. Bom, você viu o avião pousar? Foi ok? Os passageiros estão vivos. É normal. Esta é a nossa confiabilidade profissional”, explicou o piloto à mídia local. “Nosso localizador não mostrou o desastre temporal, por isso aconteceu. Foi difícil, mas o principal é que as pessoas estão vivas”.

A façanha do ucraniano despertou o orgulho dos compatriotas. O embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, compartilhou as fotos em seu Twitter e elogiou o pouso com “zero visibilidade”. O presidente da Ucrânica, Petro Poroshenko, telefonou para parabenizar o comandante antes de condecorá-lo com a Ordem de Coragem. No voo, passageiros aplaudiram o pouso bem sucedido na pista molhada.

O incidente ocorreu apenas dez minutos depois da decolagem, em um voo da companhia aérea turca AtlasGlobal. A aeronave tinha destino a Erkan, no Chipre. No momento da emergência, o aeroporto de Ataturk estava fechado para pousos por conta do mau tempo. Mas a urgência abriu uma exceção para o piloto Alexander Akopov. A tempestade durou 20 minutos e levou o caos a Istambul, com carros submersos e focos de incêndio em vários pontos da cidade.

Compartilhe  

últimas notícias