Diário de São Paulo
Siga-nos

Chineses criam Modo Bêbado contra vexames pelo celular

Usar o celular enquanto está bêbado ou bêbada nem sempre é uma boa opção, já que algumas pessoas podem acabar enviando mensagens e vídeos para a ou o ex,

Chineses criam Modo Bêbado contra vexames pelo celular
Chineses criam Modo Bêbado contra vexames pelo celular

Redação Publicado em 09/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h00


Usar o celular enquanto está bêbado ou bêbada nem sempre é uma boa opção, já que algumas pessoas podem acabar enviando mensagens e vídeos para a ou o ex, entre outros vexames. Contudo, esse tipo de situação pode estar com os dias contados no que depender de uma empresa chinesa. Ela registrou a ideia de uma tecnologia apelidada de Modo Bêbado que prevê o bloqueio de uma série de funções do smartphone enquanto o usuário estiver embriagado.

A patente solicitada pela Gree Elctronics tem a proposta de restringir os aplicativos mais usados e, assim, evitar situações embaraçosas, segundo noticiou a agência chinesa de notícias MyDrivers.

O projeto foi registrado no Instituto Nacional de Patentes da China. Para ativar o Modo Bêbado, o usuário precisa entrar nas configurações do celular e escolher quais aplicativos serão bloqueados ou terão funcionamento restrito.

Ao ativar o recurso, o aparelho irá bloquear todas as funções previamente configuradas, como aplicativos de mensagens e redes sociais, por exemplo. Para desativar o modo, o usuário precisa definir algumas regras e testes de verificação de sobriedade.

Ao desabilitar a função, o celular irá pedir para que o usuário passe pelo teste de sobriedade pré-definido e, só então, os aplicativos bloqueados serão novamente liberados.

A patente ainda informa que o Modo Bêbado simplifica a interação do usuário com o celular ao deixar seu design e funcionamento mais simples, a exemplo da interface presente nos telefones da Huawei, Samsung e Xiaomi.

A Gree Eletronics é uma empresa sediada na China que vende como ar-condicionado e geladeira, entre outros eletrônicos. Contudo, a fabricante tem se arriscado no mercado de smartphones, desde a comercialização de telefones até o registro de patentes.

Por ser uma pequena fabricante, é provável que a função recém-patenteada não chegue até os celulares disponíveis no mercado brasileiro. Contudo, outras empresas já vêm pensando no assunto e já é possível baixar alguns aplicativos com funções semelhantes. O aplicativo Drunk Mode, por exemplo, bloqueia a agenda de contatos e os aplicativos sociais e ainda envia mensagens de aviso para o usuário.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias