Diversão
Chineses criam Modo Bêbado contra vexames pelo celular

Função bloqueia aplicativos mais usados para evitar situações constrangedoras.
Usar o celular enquanto está bêbado ou bêbada nem sempre é uma boa opção, já que algumas pessoas podem acabar enviando mensagens e vídeos para a ou o ex, entre outros vexames. Contudo, esse tipo de situação pode estar com os dias contados no que depender de uma empresa chinesa. Ela registrou a ideia de uma tecnologia apelidada de Modo Bêbado que prevê o bloqueio de uma série de funções do smartphone enquanto o usuário estiver embriagado.
A patente solicitada pela Gree Elctronics tem a proposta de restringir os aplicativos mais usados e, assim, evitar situações embaraçosas, segundo noticiou a agência chinesa de notícias MyDrivers.
O projeto foi registrado no Instituto Nacional de Patentes da China. Para ativar o Modo Bêbado, o usuário precisa entrar nas configurações do celular e escolher quais aplicativos serão bloqueados ou terão funcionamento restrito.
Ao ativar o recurso, o aparelho irá bloquear todas as funções previamente configuradas, como aplicativos de mensagens e redes sociais, por exemplo. Para desativar o modo, o usuário precisa definir algumas regras e testes de verificação de sobriedade.
Ao desabilitar a função, o celular irá pedir para que o usuário passe pelo teste de sobriedade pré-definido e, só então, os aplicativos bloqueados serão novamente liberados.
A patente ainda informa que o Modo Bêbado simplifica a interação do usuário com o celular ao deixar seu design e funcionamento mais simples, a exemplo da interface presente nos telefones da Huawei, Samsung e Xiaomi.
A Gree Eletronics é uma empresa sediada na China que vende como ar-condicionado e geladeira, entre outros eletrônicos. Contudo, a fabricante tem se arriscado no mercado de smartphones, desde a comercialização de telefones até o registro de patentes.
Por ser uma pequena fabricante, é provável que a função recém-patenteada não chegue até os celulares disponíveis no mercado brasileiro. Contudo, outras empresas já vêm pensando no assunto e já é possível baixar alguns aplicativos com funções semelhantes. O aplicativo Drunk Mode, por exemplo, bloqueia a agenda de contatos e os aplicativos sociais e ainda envia mensagens de aviso para o usuário.
-
Artigos18 minutos atrás
Marlon Luz: Uma CPI pode acabar com os apps em São Paulo?
-
Esportes24 horas atrás
Mick Schumacher evita falar sobre pai após pergunta de jornalista
-
São Paulo2 horas atrás
Fiscalização fecha bares com aglomerações na Zona Sul da capital em 1ª noite de ‘toque de restrição’ em SP
-
Esportes24 horas atrás
Caso brutt: sócio vê negligência médica e diz que Imperial foi “massacrada sem direito de defesa”
-
Internacional6 horas atrás
Peter Revson teve curta e competente passagem pela F1 mas morreu em acidente em 1974
-
saúde1 hora atrás
‘Eu me sinto na fase mais difícil de uma guerra’, diz enfermeira de hospital lotado do RS
-
Polícia2 horas atrás
Estudante se torna réu pelo assassinato de jogadora de games em SP; continuará preso e fará exame de insanidade mental
-
São Paulo3 horas atrás
Michel Temer é vacinado contra a Covid-19 em drive-thru de SP