Um servidor de West Chester, em Ohio, nos Estados Unidos, fez um desabafo sobre o racismo contra asiáticos no país durante uma reunião do conselho da cidade. Ele abriu a camisa e mostrou as cicatrizes que tem no peito, resultado de quando servia o exército americano. (Veja as imagens no vídeo acima).

Lee Wong é chinês e mora nos Estados Unidos há mais de 50 anos. Ele disse que apesar de duas décadas servindo o exército americano, sempre ouviu questionamentos sobre sua aparência.

“As pessoas questionam meu patriotismo. Dizem que eu não pareço americano o suficiente, que não conseguem deixar a aparência desse rosto de lado. Não tenho que viver com medo, com intimidações ou insultos”, disse.

Nesse momento, Wong desabotoou calmamente sua camisa para mostrar as marcas em seu corpo.

“Eu vou mostrar a aparência dos questionamentos sobre patriotismo. Isso é resultado do meu serviço no exército americano. Agora isso é patriota o suficiente?”.

O desabafo aconteceu quando Wong falava sobre o aumento da violência e da discriminação contra os asiáticos.

No dia 16 de março, tiroteios em casas de massagem na região de Atlanta deixaram oito mortos, a maioria mulheres asiáticas.

A polícia local tem sido criticada por ter descartado, logo de cara, a possibilidade de que o assassino tivesse como alvo pessoas de ascendência asiática.

.
.
.
Fonte: G1 – Globo.