Diário de São Paulo
Siga-nos

Chile e Paraguai se enfrentam com técnicos em busca de consolidação no primeiro trabalho com seleções

Chile e Paraguai se enfrentam às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Mané Garrincha, pela quarta rodada do Grupo B da Copa América. Duelo historicamente

CHILE
CHILE

Redação Publicado em 24/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h43


Lasarte está há quatro meses na Roja, ainda não perdeu, mas encontra dificuldades para vencer; Berizzo é técnico paraguaio há mais de dois anos e vê ataque como grande problema

Chile e Paraguai se enfrentam às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Mané Garrincha, pela quarta rodada do Grupo B da Copa América. Duelo historicamente equilibrado e que conta com dois treinadores que ainda buscam estabilidade do trabalho à frente das equipes. Ambos comandam uma seleção pela primeira vez na carreira.

Martín Lasarte está em início de trajetória no Chile. Foi contratado em fevereiro deste ano para substituir Reinaldo Rueda. Ainda não perdeu, mas encontrou dificuldades para conquistar resultados. Foram duas vitórias – por diferença mínima – e quatro empates.

Os dois triunfos foram diante da Bolívia, time com o qual também empatou nas Eliminatórias, no início deste mês. As outras igualdades foram contra Argentina (duas vezes) e Uruguai. O trabalho é bem avaliado no Chile, mas há críticas sobre o excesso de erros quando se tem o volume ofensivo. Não transformam as chances em gols e acabam sofrendo. São sete gols marcados sob comando do uruguaio.

Diante da Bolívia, na estreia da Copa América, houve ainda um problema com Arturo Vidal, que ficou irritado ao ser substituído por Lasarte. Houve um questionamento sobre possível problema de relacionamento no vestiário, que foi sanado após episódio que envolveu a ida de um cabeleireiro ao hotel do clube. Situação que serviu para unir o grupo, de acordo com a imprensa chilena.

Eduardo Berizzo já tem mais tempo como técnico do Paraguai. Assumiu o cargo em fevereiro de 2019. Mais experiência em um conjunto nacional em relação a Lasarte, mas também uma pressão bem maior. O andamento da Copa América é visto como primordial para sequência do argentino no comando paraguaio.

Berizzo, técnico do Paraguai — Foto: Divulgação/APF

Berizzo, técnico do Paraguai — Foto: Divulgação/APF

Entre duelos da Copa América, das Eliminatórias e amistosos, são 21 jogos e apenas cinco vitórias com Berizzo no banco. Há uma cobrança pelo fato de as vitórias terem sido contra adversários de pouca expressão: Bolívia, Venezuela, Jordânia, Guatemala e Bulgária. Atualmente, a equipe estaria fora de mais uma edição da Copa do Mundo, já que está em sétimo lugar nas Eliminatórias, com sete pontos em seis partidas.

A principal reclamação também está sobre o setor ofensivo. A média com Berizzo é inferior a um gol por jogo. Foram 16 bolas na rede em 21 partidas, sendo que furou apenas a meta boliviana nos quatro jogos que realizou em 2021.

O Chile entra em campo já classificado às quartas de final, mas ainda com possibilidade de ser líder do Grupo B. Se vencer, assumirá a condição, mas com um jogo a mais em relação à Argentina, que folga nesta rodada. O Paraguai busca o triunfo para também se garantir no mata-mata e tentar escapar do confronto com o Brasil logo nas quartas. Às 18h desta quinta-feira, Bolívia e Uruguai completam a quarta rodada da chave.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias