Diário de São Paulo
Siga-nos

Chega a Cabul primeiro voo comercial após controle do país por talibãs

Aterrissou esta segunda-feira (13) em Cabul o primeiro avião comercial estrangeiro desde que os talibã tomaram o poder. Depois da retirada de milhares de

Chega a Cabul primeiro voo comercial após controle do país por talibãs
Chega a Cabul primeiro voo comercial após controle do país por talibãs

Redação Publicado em 13/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h59


Avião de empresa paquistanesa pousou nesta segunda-feira

Aterrissou esta segunda-feira (13) em Cabul o primeiro avião comercial estrangeiro desde que os talibã tomaram o poder. Depois da retirada de milhares de pessoas, nas duas últimas semanas, por militares da força conjunta americana e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), os talibãs estão tentando fazer com que o Aeroporto Internacional de Cabul retome as operações.Chega a Cabul primeiro voo comercial após controle do país por talibãsChega a Cabul primeiro voo comercial após controle do país por talibãs

“Quase não havia ninguém no avião, cerca de 10 pessoas, talvez mais funcionários do que passageiros”, disse um jornalista da AFP a bordo do voo da Pakistan International Airways (PIA) procedente de Islamabad.

Um ônibus com a mensagem “Bem-Vindo ao Afeganistão” esperava os passageiros.

“Este é um grande momento. Estamos muito animados”, disse um funcionário do aeroporto, vestido com um colete laranja florescente. “É um dia de esperança. Talvez outras companhias aéreas vejam isso e decidam voltar.”

O Aeroporto Internacional Hamid Karzai ficou parcialmente destruído com a chegada dos talibãs. Durante as semanas de caos, mais de 120 mil pessoas tentaram sair do país.

Os corredores de passageiros, pontes aéreas e várias infraestruturas ficaram danificadas. Os talibãs contam agora com a assistência técnica do Catar e outras ajudas internacionais para retomar o trafego de voos comerciais estrangeiros.

A volta de voos civis poderá ser um teste. Os talibãs prometeram que deixariam sair livremente do país os afegãos com documentação prévia e que desejassem partir, depois de os países da Otan e os Estados Unidos não conseguirem retirar todas as pessoas antes do prazo acordado.

A Catar Airways tem operado vários voos charter para transportar tanto afegãos quanto cidadãos estrangeiros que ficaram para trás. A maioria, formada de familiares de funcionários de organizações internacionais como o Banco Mundial, esperam viajar para Islamabad, a capital paquistanesa.

No dia 3 três de setembro, a companhia aérea retomou os voos domésticos.

Um porta-voz da empresa paquistanesa diz estar ansioso para retomar os serviços comerciais regulares, mas adianta que ainda é cedo para estabelecer a frequência dos voos.

.

.

.

.

RTP

Compartilhe  

últimas notícias