Diário de São Paulo
Siga-nos

Chefe da Mercedes, Toto Wolff defende sequências de três fins de semana seguidos de corridas na F1

A temporada 2021 da Fórmula 1 terá um recorde de 23 grandes prêmios, mas a consequência disso será desgastante para as equipes e pilotos: as nove etapas

Chefe da Mercedes
Chefe da Mercedes

Redação Publicado em 23/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h53


A temporada 2021 da Fórmula 1 terá um recorde de 23 grandes prêmios, mas a consequência disso será desgastante para as equipes e pilotos: as nove etapas finais serão disputadas num intervalo de onze fins de semana. Ou seja, haverá três sequências de três domingos consecutivos de provas para encerrar a temporada. Isso, se a pandemia de Covid-19 não provocar alterações no calendário. Mas há quem defenda esse número de jornadas triplas, como o chefe da Mercedes, Toto Wolff.

– Acho que as equipes são as beneficiadas pelo crescimento das vendas e da receita crescente. As equipes ainda estão obtendo uma grande fatia da receita e, a esse respeito, todos nós precisamos apoiar o crescimento – disse Wolff ao site “Motorsport Total”.

Toto Wolff comemora o título do Mundial de Construtores com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton em Imola — Foto: Peter Fox/Getty Images

Toto Wolff comemora o título do Mundial de Construtores com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton em Imola — Foto: Peter Fox/Getty Images

Como as equipes de F1 têm sede na Europa, uma jornada tripla complicada será justamente a que encerra o campeonato, com os GPs da Austrália, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Toto Wolff entende o desgaste inerente à sequência de provas e sugeriu que haja mudanças na estrutura de pessoal da Mercedes para que a demanda seja atendida.

– Reconheço que isso será exaustivo. Uma jornada tripla na Ásia significa que ficaremos longe de casa por mais de três semanas, e isso certamente não é ótimo. Lembre-se de que as pessoas que trabalham mais duro são aquelas que abrem as garagens – e desmontam. Você tem de se perguntar por quanto tempo isso é sustentável e se você pode introduzir um sistema diferente tendo uma segunda equipe (de funcionários) que pode assumir essas tarefas mais difíceis.

Toto Wolff é o chefe da equipe Mercedes na F1 — Foto:  XPB - Pool/Getty Images

Toto Wolff é o chefe da equipe Mercedes na F1 — Foto: XPB – Pool/Getty Images

Um dos principais responsáveis pelo sucesso da Mercedes na F1, Toto Wolff renovou recentemente seu contrato com a Mercedes por mais três temporadas, de 2021 a 2023. O austríaco está na equipe desde 2012 e liderou a série de sete títulos de pilotos e construtores da organização alemã desde 2014.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias