Artigos Destaque Principal Dia a Dia Food

Chef Luiz Borba: Arroz de frango Espanhol com frango de panela

Redação
Escrito por Redação

Arroz de frango Espanhol com frango de panela do chef Borba

Ingredientes
01 frango inteiros com miúdos
03 xícaras de arroz
04 cebolas
03 pimentões verde, vermelho e amarelo
02 cabeças de alho
Alho e sal de ervas do Mediterrâneo
Azeite espanhol
01 colher de sopa rasa de azafran em pó
Vinho Branco seco
02 latas de molho italiano de tomate pelado de sua preferência
01 abobrinha italiana
01 chuchu
01 alho poró
01 tomate grande e bem vermelho.
Modo de preparo
1. Lave bem o arroz e coloque para secar no sol
2. Pique a cebola e o alho em pedaços pequenos e reserve
3. Os legumes pique grosseiramente e reserve
4. Lave bem o frango, separe os cortes em 04 vasilhas disponha separadamente os cortes: nobres (coxa ,peito, sobrecoxa) os não tão nobres (asinha,coxinha da asa), os miúdos e a carcaça (pescoço).
5. Caldo de frango com legumes: em uma panela, adicione uma colher generosa de manteiga e dois fios de azeite e doure a carcaça do frango. Em seguida adicione os legumes e complete com 03 litros de água. Deixe ferver por 25 minutos. Coe e reserve vamos utilizar para cozinhar o arroz. Corrija o sal. O ideal é que fique igual a água do mar.
 Pimentões: queime os três pimentões na boca do fogo até amolecer, faça a raspagem e corte em tiras de dois dedos, reserve.
*Dicas: Caso tenha dificuldade peça para seu açougueiro lhe ajudar e pré separar tudo no ato da compra Isso facilita muito. Por terem facas afiadas. Quanto ao corte nobre, tempere com o alho, sal com as ervas do Mediterrâneo e um cálice de vinho branco seco. Regue de 4 a 5 fios generosos de azeite e reserve. Já o corte não tão nobres, com ajuda de uma boa faca reduza para três partes. Tempere com o alho e sal e ervas do Mediterrâneo, uma xícara de café de vinho branco seco e uma folha de louro. Reserve. O ideal desta marinada é um dia de geladeira ou o mínimo de 03 horas.
Frango na panela
Em uma panela, de preferência de ferro, aqueça 3 colheres de sopa de azeite.Doure bem os cortes nobres um a um e reserve. Coloque 2 fios de azeite adicione metade do alho e doure. Em seguida disponha metade das cebolas  e com fogo alto limpe  o fundo da panela com a cebola, acrescente 01 lata de molho de tomate pelado italiano e o frango. Adicione uma concha de caldo e deixe cozinhar por trinta minutos. Corrija o sal e polvilhe a salsa picada na hora de servir. Está pronto. Reserve.
Arroz
Em outra panela de ferro aqueça o caldo feito, adicione a colher de azafran em pó e dissolva. Adicione 03 colheres de azeite aqueça. Os miúdos colocar em uma panela pequena e cozinhar por trinta minutos.
*Dica: Adicionar na hora que for cozinhar o arroz.
Comece a dourar os cortes não tão nobres. Assim que estiverem bem dourados puxe para o canto da panela os cortes adicione 02 fios de azeite disponha a outra metade de alho e doure. Em seguida adicione o restante da cebola e limpe a panela, quando a cebola absorver todo o fundo da panela adicione o arroz frite-o. Acrescente a outra lata detomate italiano pelato, o caldo de legumes e frango, os pimentões, o azafran dissolvido e os miúdos e cozinhe o arroz. Quando o arroz estiver quase pronto desligue a panela acrescente 1/2 concha de caldo. Tampe e deixe descansar por 06 minutos e sirva em seguida.
Siga o Chef Borba @chefluizborba

Sobre o autor

Redação

Redação

%d blogueiros gostam disto: