Diário de São Paulo
Siga-nos

Chateado com CBF, Corinthians feminino se prepara para buscar tri da América: “Não será fácil”

Atual campeão da Libertadores feminina, o Corinthians se prepara para buscar o terceiro título de sua história no torneio a partir de 20 de março, na

Corinthians
Corinthians

Redação Publicado em 23/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h58


Atual campeão da Libertadores feminina, o Corinthians se prepara para buscar o terceiro título de sua história no torneio a partir de 20 de março, na Argentina. Os grupos da competição já foram divulgados pela Conmebol.

Cabeça de chave no Grupo A do torneio, o Corinthians enfrentará:

  • El Nacional (Equador)
  • Universitario (Peru)
  • America de Cali (Colômbia)

– Temos alguns times postulantes ao título nessa edição. São campeões nacionais e vices. Na primeira fase, considero o America de Cali o rival mais complicado. Já foi difícil quando nos enfrentamos em 2019. Mas é aquilo: vamos pegar o campeão equatoriano e do Peru. Não será fácil. No mata-mata, que virou só “mata”, vira um torneio ainda mais difícil, por ser circunstancial de um jogo. Aí, abre-se mais o leque. Nosso caminho não será fácil: Boca Juniors, Santiago Morning (Chile) e Avaí Kindermann. Complicado – disse o técnico Arthur Elias, durante entrevista coletiva nesta terça-feira.

– É complicado falar de favoritismo. Sabemos que não vamos ganhar tudo, são pessoas comprometidas. Só nós sabemos o quanto foi complicado nos últimos anos. Sobre a parte física, temos o olhar de jogar com atletas “inteiras” todo jogo. Controle de carga, revezamento jogo a jogo. Ideia de trabalho. Vejo que o atleta precisa treinar e jogar. Sem exagerar. Mentalmente e taticamente não vai se desenvolver se extrapolar. Vamos ajustando. Vejo meu grupo fisicamente preparado – completou o treinador.

– A motivação já está em nós. Estamos pensando sempre no agora e isso nos motiva. Se um dia perdermos isso, não faz mais sentido estar aqui. Estamos trabalhando bastante em cima dos rivais, já conhecemos o America de Cali e vamos para surpreender – disse Grazi.

Na bronca com a CBF

Se a Libertadores de março ainda será da temporada de 2020, o Brasileirão feminino de 2021, que começa em 28 de março, já teve sua tabela divulgada e desagradou.

O Corinthians fará cinco jogos fora de casa contra equipes consideradas fortes (G-8 de 2020) e apenas dois em casa. O Grêmio fará seis fora e apenas um em casa contra os mesmos times que avançaram às fases finais do torneio em 2020.

Já o Internacional, por exemplo, receberá os times mais fortes em casa seis vezes. Apenas um confronto será fora. Assim, o Timão, atual campeão do Brasileirão, se sentiu prejudicado na distribuição dos jogos. Vale lembrar que são 15 jogos na primeira fase, todos contra todos.

– Sim. Acho que nós e Grêmio fomos prejudicados. Eu considero, por mais que a CBF tenha nos dito que não olhe o nível técnico para fazer a tabela, que isso deveria ser um ponto a ser observado. Inter receber tantos times qualificados dentro de casa é uma vantagem, sim. Não é nem questão de ter torcida ou não, é ambiente, não precisar viajar, jogar onde conhece o campo. Admito que isso me surpreendeu, essa falta de ser mais homogêneo. Não ficou claro para mim a razão disso – lamentou o técnico.

Para Arthur Elias, era necessário um Congresso Técnico com os participantes para discutir formato. Recentemente, o presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, esteve na sede da CBF e tratou de citar à entidade o descontentamento com a tabela de 2021 do Brasileirão feminino.

– Precisamos de um Congresso Técnico. Clubes não são chamados para discutirmos a tabela, formato. Quando clubes podem ser prejudicados. O clube tem muito a acrescentar na organização de um campeonato. Espero que a gente possa ter essa chance nos próximos campeonatos na CBF que tanto vem melhorando – encerrou Arthur Elias.

A fase mata-mata do Brasileirão começa nas quartas de final. Portanto, na reclamação do Corinthians, portanto, foram considerados os confrontos entre os oito times que avançaram no ano passado: Corinthians (campeão), Avaí Kindermman (vice), Palmeiras, São Paulo, Santos, Ferroviária, Internacional e Grêmio.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias