Diário de São Paulo
Siga-nos

Chances de o Palmeiras seguir no Paulista variam de 34% a 39%; de o Santos ficar na A1 é de 84,5%

O auxiliar João Martins já afirmou que o Palmeiras não mudará seu planejamento, mas pode escalar o time C ou mesclar com jogadores do time B. Se definir jogar

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 08/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h38


Corinthians é favorito contra o Novorizontino, mas equipes têm números próximos no ataque e na defesa; São Bento fez contra o Corinthians o único gol como visitante em cinco jogos

O auxiliar João Martins já afirmou que o Palmeiras não mudará seu planejamento, mas pode escalar o time C ou mesclar com jogadores do time B. Se definir jogar com o time C, as chances de o Palmeiras se classificar para as quartas de final e seguir na luta pelo bicampeonato são de 34,3%, mas se reforçar sua equipe contra a Ponte Preta, em Campinas, suas chances crescem para 38,5%. Já para o Santos, que busca permanecer na Série A1 em 2022, o mais importante parece ser o desempenho ofensivo do São Bento, seu adversário direto. Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, o Espião Estatístico mostra as principais probabilidades da última rodada da primeira fase do Paulistão.

Corinthians x Novorizontino

Probabilidade de cada resultado

  • Corinthians – 38,6%
  • Empate – 30,8%
  • Novorizontino – 30,6%

O Corinthians tem a segunda defesa menos vazada do Paulistão, com oito gols sofridos, e o Novorizontino a quarta, com dez, empatada com a do Palmeiras. O Corinthians é o quinto time que menos permite conclusões de adversários (10,4 por partida), e o Novorizontino, o oitavo (11,4). O setor defensivo do Corinthians tem resistido mais até aqui, com média de um gol sofrido a cada 14,3 finalizações, e o Novorizontino caiu para um gol a cada 12,5 após o empate em casa por 2 a 2 com o Botafogo.

O Novorizontino precisa vencer para se classificar sem depender do resultado de Ponte Preta x Palmeiras . Embora a equipe tenha a sexta menor média de finalizações por partida (11,3), é a terceira que proporcionalmente tem a melhor pontaria. acertando o gol em 43,5% das tentativas. Graças a isso, tem marcado um gol a cada 7,9 tentativas, enquanto o Corinthians precisa em média de 8,9 para marcar. O Novorizontino fez 16 gols em 11 jogos, e o Corinthians, 15.

Danielzinho, meia do Novorizontino, tem quatro gols no Paulistão — Foto: Maria Paula Laguna/Novorizontino

Danielzinho, meia do Novorizontino, tem quatro gols no Paulistão — Foto: Maria Paula Laguna/Novorizontino

Ponte Preta x Palmeiras

Cenário 1 – Palmeiras com time C

  • Ponte Preta -30,5%
  • Empate – 27,8%
  • Palmeiras – 41,7%

Com esse cenário, o Palmeiras tem 34,3% de chances de classificação enquanto o Novorizontino tem chances estatísticas de 65,7% de passar. A favor da equipe campineira o fato de o ambiente na Ponte Preta ter mudado radicalmente após a vitória em casa por 3 a 1 no dérbi contra o Guarani após quatro derrotas em cinco jogos. Ainda assim, há uma diferença básica entre os adversários: o Guarani vinha sofrendo um gol a cada oito finalizações, mas o Palmeiras tem sofrido um gol a cada 13 conclusões.

Cenário 2 – Palmeiras reforçado

  • Ponte Preta – 25,7%
  • Empate – 26,5%
  • Palmeiras – 47,8%

Líder do Grupo A da Libertadores com cinco pontos de vantagem para os segundos colocados com três jogos disputados, o Palmeiras tem margem para reforçar a equipe que enfrentará a Ponte Preta, pelo Paulistão. Estatisticamente, o esforço renderia seis pontos percentuais a mais em suas chances de vitória com a probabilidade de uma classificação subindo para 38,5% contra 61,5% de o Novorizontino passar.

Santos x São Bento

Probabilidade de cada resultado

  • Santos – 50,1%
  • Empate – 34,4%
  • São Bento – 15,5%

Quem perder cai: na Vila Belmiro, o Santos tem a vantagem do empate no confronto direto contra o São Bento pelo direito de permanecer no Série A1 do Paulistão em 2022. Além de jogar em casa, o Santos também tem a seu favor o fato de o São Bento ter marcado um único gol em cinco jogos como visitante, mas foi contra a organizada defesa do Corinthians. Essa informação é vital para os interesses do Santos, que tem a segunda defesa menos resistente do Paulistão, que sofre um gol a cada 7,1 finalizações. Só o Guarani está pior, com um gol sofrido a cada 6,9 conclusões. Por sua vez, o São Bento tem precisado de 14,8 finalizações para fazer um gol, em média, terceiro ataque mais ineficiente da competição. O Santos sofre em média 12 finalizações por partida. A chance de vitória do São Bento de 15,5% é também sua chance de permanecer na Série A1 na próxima temporada. A de o Santos permanecer na A1 é de 84,5%.

Gabriel fez no jogo contra o Corinthians o único gol do São Bento em cinco jogos como visitante n — Foto: TV Fronteira/Reprodução

Gabriel fez no jogo contra o Corinthians o único gol do São Bento em cinco jogos como visitante n — Foto: TV Fronteira/Reprodução

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Leandro Silva, Mateus Pinheiro, Roberto Maleson e Valmir Storti.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias