Diário de São Paulo
Siga-nos

Champions: Barcelona tem decisão com Benfica, e Manchester United inicia nova fase sem Solskjaer

A Liga dos Campeões volta nesta terça-feira com decisões, recomeços e estreias. O Barcelona terá Xavi Hernández como técnico pela primeira vez no torneio e

Champions: Barcelona tem decisão com Benfica, e Manchester United inicia nova fase sem Solskjaer
Champions: Barcelona tem decisão com Benfica, e Manchester United inicia nova fase sem Solskjaer

Redação Publicado em 23/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h26


A Liga dos Campeões volta nesta terça-feira com decisões, recomeços e estreias. O Barcelona terá Xavi Hernández como técnico pela primeira vez no torneio e pode selar sua classificação se vencer o Benfica de Jorge Jesus. O Manchester United, agora sem Solskjaer, encara oVillarreal e tenta manter a liderança do seu grupo. O dia ainda tem um duelo de gigantes entre Chelsea e Juventus em Stamford Bridge.

Cerca de dois meses depois da grande vitória do Benfica no Estádio da Luz, a equipe comandada por Jorge Jesus volta a encontrar o Barcelona, desta vez treinado por Xavi e com situação mais favorável dentro do grupo.

Ao time catalão, que voltou a vencer no Campeonato Espanhol após cinco rodadas, basta um triunfo no Camp Nou para garantir classificação ao mata-mata. Estreante na Champions como treinador, o ex-meia espanhol tratou o duelo como uma revanche.

– É a chance de dizer que somos o Barcelona. O que vivi no Barça é ganhar, classificar e lutar por títulos, isso é o que eu tento transmitir. Visualizo ganhar, jogar bem, marcar gols, é o meu desejo, e ninguém vai me tirar isso. Me deixem sonhar – resumiu Xavi.

No lado português, um empate pode ser visto com bons olhos, já que o Benfica recebe o lanterna Dínamo de Kiev na última rodada. Para avançar, a equipe precisaria vencer e contar com um tropeço do Barcelona, fora de casa, contra o Bayern de Munique.

– Podemos ter o benefício de dois resultados, mas um nos deixa dependentes de terceiros. Vamos jogar a pensar em nós. O resultado que nos interessa é ganhar. Não podendo ganhar, interessa empatar porque se perdermos ficamos fora das oitavas de final – disse Jesus.

O Bayern, dono do melhor ataque da competição com 17 gols marcados em quatro partidas, cumpre tabela em jogo na Ucrânia. Crise no clube, líder também do Alemão, só por conta da polêmica das vacinas: Kimmich, Gnabry, Cuisance, Musiala e Choupo-Moting estão isolados depois de entrarem em contato com um caso positivo de coronavírus e desfalcam o time de Julian Nagelsmann.

Ao Dínamo, resta uma remotíssima possibilidade de classificação: precisa vencer seus dois jogos restantes e que o Barcelona não pontue mais.

Grupo F

  • 14h45 Villarreal x Manchester United (tempo real no ge)
  • 17h Young Boys x Atalanta

Após a saída de Solskjaer, o Manchester United volta as atenções para a Champions com Michael Carrick no comando de forma interina. A equipe inglesa lidera o Grupo F, mas uma derrota para o Villarreal fora de casa pode fazer a situação se complicar.

– Tem sido um momento muito difícil para os jogadores, também pelo tamanho do respeito que tínhamos pelo chefe (Solskjaer), e o pelo que ele fez por muitos de nós nos últimos dois anos e meio em que ele esteve aqui. Nós estivemos em uma jornada juntos – declarou o capitão Maguire.

“Nunca é bom ver alguém perder seu emprego. Após ele vir e falar conosco, a emoção que tomou conta… foi difícil estar lá e acho que isso mostrou que todos os rapazes, como grupo, o quanto queremos ter sucesso”, disse o zagueiro.

Pogba, fora até 2022, é o grande desfalque do time, que também não conta com Varane. A esperança, claro, é o poder de decisão de Cristiano Ronaldo, que tem cinco gols nesta edição, três deles nos últimos dois jogos contra a Atalanta – e que garantiram quatro pontos ao Manchester.

Apenas quatro pontos separam o United do Young Boys, atual lanterna e rival na última rodada. Numa chave embolada, todos seguem vivos na busca de vagas no mata-mata. No outro jogo do dia, o time suíço recebe a Atalanta, que pode entrar na zona de classificação em caso de vitória.

  • 17h Sevilla x Wolfsburg
  • 17h Lille x RB Salzburg

O Grupo G tem um improvável líder e um surpreendente lanterna. O RB Salzburg é o primeiro colocado, com sete pontos, e visita o Lille na França. O Sevilla é o último, com só três pontos e ainda sem vencer, e recebe o Wolfsburg na Espanha.

Uma derrota significa a eliminação da equipe de Julen Lopetegui, que entrou como favorita na equilibrada chave. O Sevilla tem os desfalques importantes do atacante En-Nesyri, dos meia-atacantes Lamela e Suso, e do veterano lateral Jesús Navas. O treinador tenta aliviar a pressão.

– Obviamente é um jogo importante, um jogo de Champions, e a palavra que usaria é sonho, sonho para continuar numa competição que nos deu muito trabalho na temporada passada. E queremos permanecer vivos nessa situação. O sonho é o que nos move para superar um bom rival, um dos melhores times do Campeonato Alemão – analisou Lopetegui.

O líder RB Salzburg pode garantir sua vaga até mesmo com um empate diante do Lille, desde que o outro jogo do grupo também termine empatado. O time austríaco nunca avançou de fase na Liga dos Campeões.

Grupo H

  • 17h Chelsea x Juventus (tempo real no ge)
  • 17h Malmö x Zenit

A Juventus tem sua vaga garantidas nas oitavas de final, mas a liderança do Grupo H ainda está em disputa. Por enquanto, o time italiano está à frente, com 12 pontos, três a mais que o Chelsea, justamente pela vitória por 1 a 0 em Turim. Nesta terça, os dois se enfrentam em Londres. Mas Thomas Tuchel reiterou que, mesmo com a classificação muito encaminhada, vai ter cautela.

– Não vamos arriscar a nossa qualificação e ir com tudo se a situação for assim, mas vamos tentar de tudo para ganhar o jogo e o grupo e para isso temos que ganhar o jogo – avaliou.

Os atuais campeões só ficariam pelo caminho com derrota nesta terça e na última rodada, para o Zenit, desde que os russos vençam também o Malmö e ganhem do Chelsea por dois ou mais gols. É uma combinação improvável.

O Chelsea vive a expectativa do retorno de Lukaku, que treinou normalmente na véspera do jogo e pode voltar a jogar depois de um mês. Ele se recuperava de lesão no tornozelo. Na Juve, Danilo está fora até 2022 por um problema na coxa esquerda. Dybala é dúvida.

.

.

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias