Diário de São Paulo
Siga-nos

Cesar Neto – Coluna de Política

CÂMARA (SP)

Cesar Neto – Coluna de Política
Cesar Neto – Coluna de Política

Redação Publicado em 25/01/2020, às 00h00 - Atualizado em 26/01/2020, às 12h16


CÂMARA (SP)

No maior e mais importante Parlamento municipal do Brasil, o vereador Eduardo Tuma (PSDB) é um dos mais jovens presidentes da História. O sobrinho do senador Romeu Tuma (falecido em 2010) valoriza o crescimento da bancada cristã protestante (evangélica)

PREFEITURA (SP) 

Um dos mais jovens prefeitos de São Paulo Bruno Covas (PSDB) segue em tratamento de um câncer, fato que não o afasta da candidatura à reeleição em 2020. É neto do governador Mario Covas (falecido em 2001) e sobrinho do vereador Mario Covas (ex-PSDB no PODEMOS)      .

ASSEMBLEIA (SP)

Deputada mais votada da História do Brasil (cerca de 2 milhões de votos em 2018), a advogada e professora de Direito Janaína Paschoal (eleita pelo PSL então Bolsonarista) defende candidaturas avulsas (sem precisar estar filiado a partidos políticos) pra disputar as eleições           .

GOVERNO (SP)

Carreira meteórica de João Doria, de candidato à prefeito de São Paulo em 2016 – vencendo no 1º turno – à eleição pra governador do Estado em 2018, o agora dono de um repaginado PSDB que ele chama de ‘liberal de centro’ segue em plena campanha Presidencial pra 2022 .

CONGRESSO (BR)

Entre os 70 deputados federais (reeleitos e eleitos pela 1ª vez pelo Estado de São Paulo) já estão em campanha por prefeituras em importantes cidades paulistas. Por exemplo, pra prefeitura de São Paulo, já tá em campanha o comunicador e deputado Russomanno (REPUBLICANOS ex-PRB)    .

PRESIDÊNCIA  (BR)

Terminado o 1º ano (mandato de 4) de Jair Bolsonaro como Presidente da República do Brasil, a avaliação popular do seu governo é mais positiva do que negativa. Seu vice, o general Mourão, também é bem avaliado. Entre os ministros, Sérgio Moro (Justiça) está seu ‘fiel escudeiro’, apesar da pretensão política      .

JUSTIÇAS (SP)

Enquanto Fux (Supremo) suspendeu a implantação do “juiz das garantias” no Judiciário, no TRE-SP os desembargadores (TJ-SP) Nuevo Campos (presidente) e Paulo Galizia (vice e corregedor) são as garantias de imparcialidade e transparência pras eleições municipais 2020 no maior Estado brasileiro      .

PARTIDOS (BR) 

O PT, ainda dominado pelo Lulismo, tá completando 40 anos de fundação em fevereiro. Cada vez mais longe da igreja católica (co-fundadora em 1980), tentam se aproximar de igrejas protestantes (evangélicas). Muitas delas tentaram e não conseguiram estar com o Bolsonarismo …

POLÍTICOS

… O “Aliança PELO Brasil”, partido de Bolsonaro, tem na advogada eleitoral Karina Kufa a mais esperançosa na coleta de assinaturas (são precisas pelo menos cerca de meio milhão em pelo menos 9 Estados) e no registro via TSE (até março) pra disputar as eleições municipais 2020     .

HISTÓRIAS

Desde 1985 (quando da volta das eleições diretas pras Capitais – prefeitura de São Paulo) os eleitos foram: Jânio Quadros, Luiza Erundina, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta (então Suplicy), José Serra (PSDB), Gilberto Kassab (único reeleito), Fernando Haddad, João Doria e o atual, Bruno Covas

.

E D I T O R 

A coluna (diária) de política do cronista e jornalista Cesar Neto foi se tornando referência da liberdade possível. Recebeu a “Medalha Anchieta” da Câmara Municipal de São Paulo e o “Colar de Honra ao Mérito” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. EMAIL [email protected]

Compartilhe  

Tags

últimas notícias