Diário de São Paulo
Siga-nos

Centenas de pessoas são retiradas de casa com ameaça de lava em La Palma, na Espanha

Mais de 700 moradores receberam ordens de abandonar suas casas nesta terça-feira (12) na ilha espanhola de La Palma, enquanto a lava incandescente avançava em

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 12/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h36


Centenas de pessoas são retiradas de casa com ameaça de lava em La Palma, na Espanha

Mais de 700 moradores receberam ordens de abandonar suas casas nesta terça-feira (12) na ilha espanhola de La Palma, enquanto a lava incandescente avançava em direção à região onde moram.

Conforme o rio de magma derretido descia do vulcão Cumbre Vieja, no nordeste das Ilhas Canárias, as autoridades ordenaram que entre 700 e 800 habitantes de La Laguna saíssem de casa com seus pertences e animais de estimação, de acordo com o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca).

“Fomos obrigados a esvaziar uma nova área. A lava avança lentamente. As pessoas precisam de tempo para levar seus documentos, seus objetos pessoais e qualquer coisa de valor”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor técnico do Pevolca.

Ocorreram 64 movimentos sísmicos nesta terça-feira, o mais forte medindo 4,1, disse o Instituto Geológico Nacional da Espanha.

O aeroporto de La Palma permaneceu aberto, mas 11 voos foram cancelados nesta terça-feira e outros foram atrasados, disse a operadora do aeroporto AENA.

No início desta terça-feira, autoridades suspenderam um lockdown ordenado por causa de uma nuvem de fumaça sobre duas aldeias causada pela erupção, permitindo a saída de mais de 3.000 moradores.

O vulcão, em atividade desde 19 de setembro, já deixou um saldo de mais de 1,1 mil casas destruídas e devastou quase 600 hectares no total, segundo as autoridades..

Segundo o serviço de emergências, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar seus lares.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias