Diário de São Paulo
Siga-nos

Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

Para celebrar o centenário de nascimento de Frans Krajcberg (1921-2017), o Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE) abre neste sábado (7), na

Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE
Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

Redação Publicado em 07/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h05


Exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 31 de julho

Para celebrar o centenário de nascimento de Frans Krajcberg (1921-2017), o Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE) abre neste sábado (7), na capital paulista, uma exposição histórica e antológica com cerca de 160 obras do artista. A exposição, gratuita e com curadoria de Diego Matos, fica em cartaz até o dia 31 de julho.Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBECentenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

A mostra Frans Krajcberg: por uma Arquitetura da Natureza é feita em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC) e contará com obras vindas de lugares como o Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), onde o artista realizou grande parte de sua produção. Também compõem a exposição obras de coleções privadas e de museus. Estarão expostos trabalhos de escultura, pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos por Krajcberg.

Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE – Divulgação MuBE – Marcus Vinícius de Arruda Camargo

Nascido na Polônia, Krajcberg se naturalizou brasileiro e foi escultor, pintor, gravador e fotógrafo. Seu trabalho é muito centrado na exploração de elementos da natureza e no ativismo ecológico, associando arte e defesa do meio ambiente: suas esculturas, por exemplo, se caracterizam pelo uso de troncos e raízes carbonizadas recolhidas em desmatamentos e queimadas.

A exposição vai marcar o início dos trabalhos de preservação, conservação e divulgação do acervo e do Sítio Natura, onde ele vivia, e que foram doados pelo artista ao governo da Bahia. “Nossa equipe passou 16 dias em Nova Viçosa colaborando com a equipe do IPAC na realização dos trabalhos de catalogação e recuperação das obras de Krajcberg e do Sítio Natura. Foram mais de 40 pessoas envolvidas, muitas da própria região, nesse grande esforço coletivo pela preservação deste importante acervo”, disse Flavia Velloso, presidente do MuBE.

Krajcberg já foi tema do programa Expedições, da TV Brasil, que pode ser visto na internet. Em um trecho do programa, o artista definiu seu trabalho como um grito da natureza. “A minha vida é essa: gritar cada vez mais alto contra esse barbarismo que o homem pratica”, disse.

Mais informações sobre a exposição e o funcionamento do MuBE podem ser obtidas no site do museu.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias