Diário de São Paulo
Siga-nos

Ceni x Corinthians: momentos eternos como goleiro e problemas como técnico do São Paulo

Quando defendia a meta do São Paulo, Rogério Ceni protagonizou diversos momentos históricos contra o Corinthians. Nesta segunda-feira, às 20h, o hoje

Ceni x Corinthians: momentos eternos como goleiro e problemas como técnico do São Paulo
Ceni x Corinthians: momentos eternos como goleiro e problemas como técnico do São Paulo

Redação Publicado em 18/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h07


Rogério venceu o rival apenas uma vez como treinador, mas marcou o gol 100 sobre o Timão

Quando defendia a meta do São Paulo, Rogério Ceni protagonizou diversos momentos históricos contra o Corinthians. Nesta segunda-feira, às 20h, o hoje treinador são-paulino espera reviver as boas lembranças para dar fim à sequência negativa de seis empates consecutivos do Tricolor (cinco deles ainda sob o comando de seu antecessor, Hernán Crespo).

A última memória de Ceni contra a equipe alvinegra é das melhores possíveis. Ainda no Flamengo, ele conseguiu levar sua equipe à vitória por 2 a 1 e deu um passo importante para assegurar o título do Brasileirão de 2020.

Como treinador, no entanto, a história nem sempre terminou com final feliz para ele. Na maioria dos jogos, Ceni levou a pior. Nas nove vezes em que enfrentou o Corinthians, o técnico venceu apenas esta no ano passado, empatou quatro e perdeu outras quatro – somando também as passagens por Fortaleza e São Paulo.

Rogério Ceni em partida contra o Corinthians  — Foto: Mauro Horita/Estadão Conteúdo

Rogério Ceni em partida contra o Corinthians — Foto: Mauro Horita/Estadão Conteúdo

A última derrota tricolor para o Corinthians no Morumbi foi sob o comando de Rogério Ceni. Em 2017, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista, a equipe alvinegra venceu por 2 a 0 e encaminhou a classificação para a final.

O jogo ficou marcado pelo lance de fair-play de Rodrigo Caio. Na ocasião, o corintiano Jô recebeu um cartão amarelo após o árbitro Luiz Flávio de Oliveira ter visto um pisão do atacante na mão do goleiro Renan Ribeiro. Rodrigo Caio, então, foi sincero e disse para a arbitragem que o pisão tinha sido dele próprio (relembre no vídeo abaixo).

Desde esse confronto, são quatro vitórias e três empates para o Tricolor em seu estádio diante de um de seus maiores rivais.

Lance Limpo: veja como Rodrigo Caio fez o árbitro retirar o cartão amarelo de Jô

Como jogador

Se o Corinthians traz poucas lembranças positivas para Rogério Ceni como treinador, o mesmo não se pode dizer do Ceni jogador.

Durante seus 25 anos de São Paulo, o ex-goleiro enfrentou o Timão em 67 partidas, com 21 vitórias, 21 empates e 25 derrotas. Apesar do número desfavorável, houve momentos históricos nessa relação.

Aquele que provavelmente é guardado com mais carinho por Rogério Ceni é o gol 100. O ídolo alcançou a marca em vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Paulistão de 2011, na Arena Barueri, em uma cobrança de falta (relembre no vídeo no início da reportagem).

A vitória naquele clássico encerrou um tabu de quatro anos do São Paulo sem vencer o Corinthians. Ou seja, o jogo do centésimo gol teve comemoração dupla da torcida tricolor.

Rogério Ceni na falta que originou o gol 100 pelo São Paulo — Foto: Luiz Pires Dias / VIPCOMM

Rogério Ceni na falta que originou o gol 100 pelo São Paulo — Foto: Luiz Pires Dias / VIPCOMM

Meses depois, porém, Rogério Ceni sentiu o gosto amargo de enfrentar o rival. No dia 26 de junho de 2011, o Tricolor foi derrotado por 5 a 0, no Pacaembu, pelo Brasileirão. Liedson marcou três vezes. O gol que ficou marcado para os corintianos, no entanto, saiu dos pés de Jorge Henrique. Isso porque o gol se originou de uma falha de Ceni.

O sabor para o Corinthians foi de vingança, já que em 2005 o São Paulo do ex-goleiro havia aplicado um 5 a 1 no rival. A goleada marcou a queda do então técnico Daniel Passarella.

Antes de ser considerado um ídolo da torcida, Ceni conquistou um de seus primeiros títulos como titular justamente contra o Corinthians. Em 1998, o São Paulo foi campeão do Paulistão daquele ano após vitória por 3 a 1, gols marcados por Raí e França (duas vezes).

O Majestoso desta segunda marcará o primeiro clássico de Rogério na volta ao comando do São Paulo.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias