Diário de São Paulo
Siga-nos

Celso Daniel – Depoimento de Valério é enviado ao MP de São Paulo

Depois de saber que Marcos Valério o acusa de ser mandante da morte do ex-prefeito de Santo André, Lula teria determinado a advogados para processar o

Celso Daniel – Depoimento de Valério é enviado ao MP de São Paulo
Celso Daniel – Depoimento de Valério é enviado ao MP de São Paulo

Redação Publicado em 02/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 10h40


Depois de saber que Marcos Valério o acusa de ser mandante da morte do ex-prefeito de Santo André, Lula teria determinado a advogados para processar o operador do “Mensalão”

O mais novo capítulo no caso do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), está provocando reações dentro do Partido dos Trabalhadores. O ex-operador do escândalo petista, o “Mensalão”, o empresário Marcos Valério Fernandes Souza teria afirmado ao Ministério Público de São Paulo, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria envolvido na morte do ex-prefeito,que ocorreu há mais de 17 anos. Lula teria autorizado seus advogados a processar Marcos Valério.

A revista Veja, informou que o depoimento de Valério, que foi tomado pelo MP, na sede do Departamento de Investigação de Homicídios de Minas Gerais, seria resultado de um diálogo com o empresário Ronan Maria Pinto, que teria indicado o ex-presidente da República como o mandante da morte de Celso Daniel.

Valério está preso em Minas Gerais desde sua condenação como principal o operador do “Mensalão”, em 2013, O empresário teria contado aos promotores que Lula e outros políticos do PT teriam sido chantageados por Ronan Pinto, que sempre ameaçava “colocá-los” na cena do crime.

O ex-presidente, então, teria avalizado o pagamento ao empresário para evitar que fosse apontado como responsável pelo crime. O promotor Roberto Wider Filho considerou graves as revelações de Valério e encaminhou o depoimento de Valério ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público de São Paulo. Ronan Pinto, que foi condenado na Operação Lava Jato em 2016, reagiu com indignação e disse que Valério “propaga mentiras” para conseguir benefícios da Justiça.

Por Jair Viana – Jornal Diário de São Paulo

Compartilhe  

Tags Lula

últimas notícias