Diário de São Paulo
Siga-nos

CBF gosta da proposta de Copa a cada dois anos, mas vai se “aprofundar” sobre o tema antes de definir voto

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está percorrendo o planeta em busca de apoio para reduzir o intervalo entre as Copas do Mundo. Ele quer o Mundial a

CBF gosta da proposta de Copa a cada dois anos, mas vai se “aprofundar” sobre o tema antes de definir voto
CBF gosta da proposta de Copa a cada dois anos, mas vai se “aprofundar” sobre o tema antes de definir voto

Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h50


Ednaldo Rodrigues se encontra na próxima semana com presidente da Conmebol, que é opositor da proposta da Fifa

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está percorrendo o planeta em busca de apoio para reduzir o intervalo entre as Copas do Mundo. Ele quer o Mundial a cada dois anos. Nos últimos dias, ele visitou quatro países da América do Sul (Colômbia, Venezuela, Equador e Argentina). A viagem faz parte do esforço do dirigente de convencer as federações a apoiar a mudança no calendário do mundo da bola, que terá a Copa a cada dois anos como principal novidade.

A mudança divide os dirigentes das principais entidades esportivas. A Uefa e a Conmebol (entidades que controlam o futebol na Europa e na América do Sul) são contra a ideia.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que “gostou” da proposta da Fifa, mas afirmou que ainda não decidiu sobre o tema.

– Gostei muito do que ouvi da reunião da Fifa que participei. Essa mudança vai criar também mais competições de base, valorizar a Copa América, que servirá como um torneio classificatório, e ainda vai render mais recursos financeiros para todas as entidades. Vou agora me aprofundar mais no assunto. Quero ouvir a Conmebol antes de decidir – disse o presidente interino da CBF, o baiano Ednaldo Rodrigues.

Ednaldo Rodrigues CBF — Foto: Martín Fernandez

Ednaldo Rodrigues CBF — Foto: Martín Fernandez

Na segunda, ele chega no Paraguai. Lá, o dirigente participará de uma série de reuniões na Conmebol até quarta. Neste período, o assunto será discutido com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

A Fifa marcou para dezembro uma reunião com as 211 associações nacionais de futebol para votar sobre a mudança do calendário. Pela proposta, Infantino pretende também aumentar a frequência dos Mundiais de categoria de base e do feminino, além de prometer distribuir mais dinheiro para as federações participantes.

A partir de 2026, a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez com 48 seleções. Atualmente, o torneio é jogado com 32 times.

No dia 30 de setembro, Infantino apresentou virtualmente os detalhes da mudança de calendário para as 211 federações filiadas. Na quarta, a Conmebol fará uma reunião presencial no Paraguai com os 10 presidentes das entidades nacionais da região, onde o assunto também será discutido.

Gianni Infantino, em visita à AFA na Argentina — Foto: Tato Pagano/AFA

Gianni Infantino, em visita à AFA na Argentina — Foto: Tato Pagano/AFA

Ednaldo comanda a CBF interinamente desde agosto. Ele substituiu Rogério Caboclo, que foi afastado do poder no mês passado. Ele foi punido pela Assembleia Geral por 21 meses nos após ser denunciado por uma funcionária por assédio sexual e assédio sexual. Neste sábado, o Ge revelou que mais uma ex-funcionária da CBF entrou com representação contra Caboclo no Comitê de Ética da entidade. Ele nega as acusações

Nesta semana, Ednaldo anunciou duas medidas para dar mais transparência. Ele decidiu liberar os áudios das conversas entre os juízes e a equipe que opera o VAR. Nesta sexta, o Ednaldo disse que vai tornar públicas as respostas dadas aos clubes por meio da sua Ouvidoria. É por lá que muitas reclamações são formalizadas pelas agremiações. A partir de agora, todas essas comunicações serão publicadas no site.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias