Diário de São Paulo
Siga-nos

Catanduva – Obras de canalização do Rio São Domingos avançam rapidamente

Prefeito Vinholi diz que estas obras são da máxima importância para o Catanduva

Catanduva – Obras de canalização do Rio São Domingos avançam rapidamente
Catanduva – Obras de canalização do Rio São Domingos avançam rapidamente

Redação Publicado em 26/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h07


Prefeito Vinholi diz que estas obras são da máxima importância para o Catanduva

O prefeito Geraldo Vinholi tem acompanhado de perto o andamento das obras de canalização do Rio São Domingos. Considerada pelo Executivo, de extrema importância para a qualidade de vida da comunidade e para o desenvolvimento de Catanduva, tem como principal objetivo evitar as indesejáveis enchentes.
O projeto de canalização do rio, já com licenciamento aprovado pela CETESB, está sendo realizado pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC).
Ele tem início no Lago dos Ypês, localizado na Rua Nhandeara, contemplando o desassoreamento e a colocação de gabiões (que é uma estrutura metálica em formato de gaiola, feita com telas de aço ou arame e preenchida com pedra britada ou seixos) para evitar possíveis desmoronamentos e assim facilitar o percurso do rio.
A primeira parte das obras de canalização pode ser vista por quem passar na região, está sendo desenvolvida na junção do Rio São Domingos com o Córrego Minguta, próxima à rotatória do Corpo de Bombeiros, por conta do alto nível de erosão e assoreamento do local.
Tendo iniciado há menos de mês, já dá para ver um grande avanço em seu desenvolvimento.
Na segunda etapa de obras, a canalização segue e atravessa todo o centro da cidade terminando na Rodovia da Laranja.
Ela é de fundamental importância para evitar erosões que causam o assoreamento do rio e, consequentemente, as indesejáveis enchentes que castigam os moradores do entorno do Rio São Domingos há anos.
A obra completa tem um alto custo, o prefeito Vinholi já apresentou o projeto de canalização do Rio São Domingos ao secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Alceu Segamarchi, visando conseguir o restante da verba para que possa realiza-la em sua totalidade. O secretário acenou com boas perspectivas, devido a importância e a qualidade do projeto.
A Prefeitura de Catanduva tem um grande foco nas questões ambientais, para isso, além da canalização do Rio, já proporcionou um grande beneficio para a população, em qualidade de vida, com a despoluição do Rio São Domingos, cuja inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em junho de 2015, passou a tratar 100% do esgoto, voltando para o rio uma água com 95% de pureza.

Compartilhe  

últimas notícias