Diário de São Paulo
Siga-nos

Caso Miguel: Mãe pede para que encerrem vaquinhas virtuais

Mãe do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, Mirtes Renata Santana de Souza agradeceu, em entrevista à TV Globo, agradeçeu todo o apoio que vem

Caso Miguel: Mãe pede para que encerrem vaquinhas virtuais
Caso Miguel: Mãe pede para que encerrem vaquinhas virtuais

Redação Publicado em 06/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h45


Pernambucana diz que tem se emocionado com o apoio recebido através das redes sociais, e que lutará para o caso ser esclarecido

Mãe do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, Mirtes Renata Santana de Souza agradeceu, em entrevista à TV Globo, agradeçeu todo o apoio que vem recebendo de desconhecidos nas redes sociais.

Mas pediu que fosse encerrada a vaquinha virtual que arrecadou donativos para ela, atualmente desempregada. A ação foi iniciada por colegas do grupo Coiotes Corredores, e logo ganhou apelo nacional.

“Não tenho mais emprego e não sei como vai ser daqui por diante. Achei que isso seria uma ajuda da minha equipe. Mas acabou se tornando uma coisa nacional. Então pedi para encerrar essa história de vaquinha virtual. Saibam que ninguém agiu de má fé, só quiseram me ajudar. Então, por favor, não façam nada de mal com ele (o administrador do grupo Coiotes Corredores), parem de mandar mensagem agredindo ele e ameaçando ele de morte”, pediu Mirtes Renata, em entrevista ao “NE TV”, da Rede Globo.

“Agradeço a todos, de coração mesmo. Mas não depositem mais nada, pelo amor de Deus. Só quero justiça pelo meu filho. A única coisa que peço é que orem por mim e por minha família para que a gente possa lutar e fazer justiça”, completou.

Miguel Otávio, de 5 anos, morreu na última terça-feira (2/6)  após cair do 9º andar de um prédio de luxo no Condomínio Píer Maurício de Nassau, que integra o conjunto conhecido como Torres Gêmeas, na região central do Recife, em Pernambuco.

O garoto tinha acompanhado a mãe, a empregada doméstica Mirtes Renata, ao trabalho no apartamento dos patrões, já que as creches no Recife estão fechadas por causa da pandemia de covid-19. Mirtes teve de descer para passear com o cachorro da patroa, Sarí Corte Real, e deixou o filho aos cuidados dela.

O menino começou a chorar enquanto a patroa fazia as unhas com uma manicure, e entrou no elevador do prédio, no 5º andar, para buscar a mãe.

Imagens do circuito de câmeras de segurança, divulgadas pela Polícia Civil, mostram o momento em que a patroa fala com o menino no elevador e parece apertar um dos botões.

De acordo com a investigação, o menino desceu no 9º andar, escalou uma grade na área dos aparelhos de ar-condicionado e caiu. Mirtes disse que ligou para patroa após enterro do filho e Sarí só dizia que provaria que não apertou o botão.

De acordo com a polícia, a patroa foi presa em flagrante, pagou uma fiança de R$ 20 mil e deve responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Na última sexta-feira (5/6), ela divulgou uma carta pedindo perdão à empregada doméstica.

“Nunca, mas nunca mesmo, pude imaginar que qualquer mal pudesse acontecer a Miguel, muito menos a tragédia que se sucedeu”, redigiu.

A acusada é mulher de Sérgio Hacker Corte Real (PSB), prefeito de Tamandaré (PE), no litoral sul pernambucano. Ele também só falou sobre o episódio nesta sexta-feira, por meio de uma nota oficial da prefeitura.

O texto diz que o prefeito “se encontra profundamente abalado pelo fato já noticiado pela imprensa (lamentável perda do pequeno Miguel)” e que ele, “no momento próprio e de forma oficial, prestará as informações aos órgãos competentes”.

Mas não mencionou o inquérito instaurado nesta sexta-feira pelo Ministério Público de Tamandaré para investigar a irregularidade na contratação de Mirtes Renata como servidora pública do município.

No dia 1º de fevereiro de 2017, Sérgio Hacker inseriu a sua funcionária pessoal no quadro dos servidores de Tamandaré. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) também iniciou investigações para apurar uma possível improbidade administrativa.

‘Ele adorava o colinho de mãe’

No Recife, duas manifestações em apoio a investigação do caso já tomaram as ruas da cidade. Nas redes sociais, internautas se mobilizam em ações em prol de Mirtes. Em entrevista à TV Globo, ela disse que se emocionou ao ver uma ilustração do cartunista carioca Kinho, que viralizou no Twitter e no Instagram. Na imagem, o menino Miguel diz a Jesus: “Eu só queria minha mãe”.

“Isso era justamente o que ele queria. Ele queria a mãe dele. Infelizmente, a gente está perto e ao mesmo tempo não. A gente está perto porque ele está logo ali no céu olhando por mim, dentro do meu coração. Mas eu não estou com ele aqui, sentado no colinho de mãe. Ele adorava o colinho de mãe”, declarou Mirtes.

“Mas agora ele está no colo de Jesus, cuidando de mim e botando a mãozinha dizendo: “Calma, mamãe”. É ele que está me dando força. É ele que está me dizendo: “Calma, mamãe, para de chorar”. Com certeza, ele está lá olhando por mim. Estou tentando ser forte, buscando forças não sei de onde, para estar seguindo, porque não está fácil”.

Compartilhe  

últimas notícias