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Casal é vítima pela 2ª vez de buffets fechados em SP e fica sem festa de casamento; ‘sentimento de tristeza e vergonha’, diz a noiva

O fechamento repentino do Buffet Colonial no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta (14), pegou de surpresa várias famílias com

Casal é vítima pela 2ª vez de buffets fechados em SP e fica sem festa de casamento; ‘sentimento de tristeza e vergonha’, diz a noiva
Casal é vítima pela 2ª vez de buffets fechados em SP e fica sem festa de casamento; ‘sentimento de tristeza e vergonha’, diz a noiva

Redação Publicado em 20/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h49


Depois de ter desembolsado R$ 40 mil na 1ª festa de casamento cancelado, o casal se viu novamente em dificuldade ao saber que o Buffet Colonial, em Indianópolis, fechou as portas sem devolver os cerca de R$ 34 mil que já haviam pago pela 2ª vez. Eles disseram  que ainda não tiveram coragem de contar à família o problema enfrentado.

O fechamento repentino do Buffet Colonial no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta (14), pegou de surpresa várias famílias com eventos marcados no local, especialmente um casal de paulistanos que pela 2ª vez se vê na estaca zero e sem a tão sonhada festa de casamento.

Em fevereiro de 2020, os dois já haviam contratado um primeiro buffet para as bodas agendadas para o final daquele ano. Mas após a pandemia, a empresa desistiu de atuar no ramo de eventos, deixando os dois a ver navios pela 1ª vez.

Foram meses de negociação para que os R$ 40 mil já pagos pelo evento fossem devolvidos e aplicados em outra festa no Buffet Colonial, que tinha sido escolhido justamente pelas promessas dos donos de solidez nas finanças da empresa e tradição de 54 anos de atuação no mercado.

A volta por cima foi por água abaixo justamente na quinta (14), quando o casal recebeu um e-mail do novo buffet contratado anunciado o encerramento das atividades na Alameda dos Maracatins.

“Nós estávamos pagando a festa de casamento no Buffet Colonial com parte do dinheiro que estava sendo devolvido pelo outro buffet parceladamente. Já tínhamos pago R$ 34 mil do contrato de R$ 72 mil que tínhamos firmado com a empresa. Pra nós é devastador passar por essa dor de cabeça pela segunda vez”, disse a noiva, que prefere não se identificar por “vergonha da situação”.

O casal diz que ainda não teve coragem de contar para a família que estão enfrentando o problema pela segunda vez, com medo da reação dos pais que passam por problemas de saúde.

“Além de devastador e vergonhoso, nossos pais estão com problemas de saúde e a gente teme que eles se desestabilizem por não poderem nos ajudar a resolver o problema pela segunda vez. Esse casamento é uma celebração importante pra nós e todos eles”, contou a moça.

O casal soube do fechamento do Buffet Colonial no momento que preparava a entrega formal dos convites para os convidados. A nova cerimônia de casamento estava marcada para outubro de 2022.

“O que mais nos magoou é que quando contratamos a empresa, os gerentes disseram que tinham superado a pandemia com relativa tranquilidade, fazendo pequenos eventos privados e brunchs. Sabiam do nosso drama anterior e mesmo assim venderam algo que não existia. É surreal a falta de ética e de compromisso com os sonhos das pessoas”, desabafou a noiva.

100 outras vítimas

Conforme o g1 já contou nesta terça (19), cerca de cem famílias foram surpreendidas pelo fechamento repentino no Buffet Colonial. Parte do grupo registrou boletim de ocorrência por suposto crime de estelionato no 16º Distrito Policial da Vila Clementino.

Eles alegam que não foram procurados ainda pela administração do buffet para falar sobre a devolução das quantias pagas, que nos cálculos do grupo supera a cifra de R$ 4 milhões.

Na Junta Comercial de São Paulo o buffet está registrado em nome da empresária Teresa Tomoco Yoshikawa. A nota publicada no site da empresa diz que o buffet não conseguiu superar os problemas financeiros gerados pela pandemia da Covid-19, que proibiu a realização de eventos com aglomerações por mais de um ano na capital paulista.

Nota sobre o fechamento publicado pelo Buffet Colonial nas redes sociais na quinta-feira (14).  — Foto: Reprodução

Nota sobre o fechamento publicado pelo Buffet Colonial nas redes sociais na quinta-feira (14). — Foto: Reprodução

O que diz o buffet

Procurado pelo g1, o buffet informou por meio de nota que está realizando a devolução dos valores pagos e negociando individualmente com os clientes que já pagaram por eventos não realizados.

O buffet fala em 74 famílias prejudicadas, diferente do número de 100 pessoas computadas pelas próprias vítimas do problema, que se uniram para tomar providências sobre o assunto.

“Já concretizamos alguns reembolsos e estamos trabalhando para resolver tudo o quanto antes. Infelizmente, ainda não temos prazos definidos para todos, mas estamos trabalhando para que aconteça o mais rápido possível”, disse a nota da empresa.

“O Buffet Colonial é uma empresa séria, com mais de 54 anos de atuação. Foram mais de 15 mil eventos realizados. A empresa está ciente do tamanho do problema e vem trabalhando para resolver todos os casos, de todos os clientes. Infelizmente, devido a pandemia, a empresa entrou em uma grande crise financeira, que chegou ao seu limite na última semana”, completou (veja a íntegra da nota abaixo).

O casal que sofreu o choque da 2ª festa de casamento rebate os argumentos da empresa e diz que ainda não foi procurado para tratar do assunto.

“Nós tentamos entrar em contato com eles desde de 14 de abril, mas não tivemos nenhum retorno por telefone ou e-mail. O mais assustador é que eles estavam com a agenda lotada o ano todo. Funcionários nos disseram que os eventos estavam acontecendo neste ano de sexta a domingo, todas as semanas. Não é possível que uma empresa assim descubra que está falida da noite para o dia”, argumentou a mulher.

“Os contratos foram assinados com outros clientes e pagamentos foram recebidos até quatro dias antes do fechamento repentino, sem avisar ninguém, nem os funcionários dos supostos problemas nas finanças da empresa. Tem algo de muito errado nisso”, completou.

Montagem buffet fecha em SP — Foto: Reprodução

Montagem buffet fecha em SP — Foto: Reprodução

Sonho inadiável

Apesar do sentimento de desolação com o novo problema, o casal paulistano afirma que não vai desistir do casamento e mantém outubro como data para a cerimônia e festa com a família.

Eles precisam, porém, que o Buffet Colonial devolva ao menos parte dos R$ 34 mil para eles conseguirem pagar uma nova empresa para a realização do sonho de casamento.

“Não vamos desistir porque é um sonho simbólico também para as nossas famílias. Já estou com vestido, DJ, banda, bebidas, doces e bolo tudo pago com outros fornecedores. Me falta um espaço com serviço de buffet. Se eles me devolverem os recursos, a gente consegue retomar tudo”, conta a noiva.

Noiva narra tristeza por ter a festa de casamento comprometida pela segunda vez por causa de fechamento de buffet em São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Noiva narra tristeza por ter a festa de casamento comprometida pela segunda vez por causa de fechamento de buffet em São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

“Infelizmente o que eu não vou conseguir retomar é o sossego e a tranquilidade de viver a espera desse dia tão especial. Passar por isso pela segunda vez só vai me fazer dormir e relaxar quando eu finalmente entrar no salão e ver a família toda reunida. A paz que eles nos levaram não tem dinheiro que pague. Até que tudo aconteça de fato, não vamos conseguir relaxar. Por ora, o sentimento de vergonha e tristeza se misturam”, disse ela.

Buffet colonial — Foto: Divulgação

Buffet colonial — Foto: Divulgação

Íntegra da nota do buffet

“A comunicação aconteceu e vem acontecendo diretamente com cada um dos clientes. Via e-mail, todos foram avisados entre sexta-feira (15) e sábado (16) de abril. Via telefonema, o processo se iniciou ainda na sexta-feira e será terminado ainda hoje. Já concretizamos alguns reembolsos e estamos trabalhando para resolver tudo o quanto antes. Infelizmente, ainda não temos prazos definidos para todos, mas estamos trabalhando para que aconteça o mais rápido possível.

O Buffet Colonial é uma empresa séria, com mais de 54 anos de atuação. Foram mais de 15 mil eventos realizados. A empresa está ciente do tamanho do problema e vem trabalhando para resolver todos os casos, de todos os clientes. Infelizmente, devido a pandemia, a empresa entrou em uma grande crise financeira, que chegou ao seu limite na última semana. Não foi possível prosseguir e nem realizar mais eventos. O imóvel era alugado e foi devolvido aos proprietários.

Avisamos aos clientes no momento em que chegamos ao nosso limite. O Colonial lutou de todas as formas para não chegar nesta situação, mas a crise da pandemia foi cruel com o setor de eventos, que não teve nenhum suporte governamental. Avisamos a todos os clientes que em breve teremos novidades e vamos contatar novamente e diretamente cada um deles”.

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G1

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