Diário de São Paulo
Siga-nos

Casa Branca confirma que EUA pressionaram Brasil sobre Huawei na rede 5G

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, levantou preocupações sobre os equipamentos da Huawei na rede de telecomunicações 5G do

Casa Branca confirma que EUA pressionaram Brasil sobre Huawei na rede 5G
Casa Branca confirma que EUA pressionaram Brasil sobre Huawei na rede 5G

Redação Publicado em 10/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h41


O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, levantou preocupações sobre os equipamentos da Huawei na rede de telecomunicações 5G do Brasil durante visita ao país na semana passada, disse uma autoridade da Casa Branca nesta segunda-feira (9)

O governo norte-americano afirmou que o Brasil não se comprometeu em relação ao uso ou não de produtos da empresa chinesa.

A Huawei está em uma lista negra nos Estados Unidos e é considerada uma “ameaça a segurança nacional” dos americanos. A companhia chinesa nega que seus produtos representem riscos.

Sullivan também pressionou o presidente Jair Bolsonaro sobre as alegações feitas por ele a respeito da integridade do sistema eleitoral, e disse que os EUA confiam na capacidade do Brasil de realizar eleições livres, disse o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez, a repórteres, por telefone.

Gonzalez negou informações de que os Estados Unidos teriam oferecido apoio para uma parceria da Otan com o Brasil em troca de cooperação sobre equipamentos de 5G da chinesa Huawei Technologies Co Ltd, e disse que as duas questões não estão relacionadas e que não há “toma lá dá cá”.

“Nós apoiamos as aspirações do Brasil como um parceiro global da Otan, como uma maneira de aprofundar a cooperação na área de segurança entre o Brasil e os países da Otan ao longo do tempo”, disse Gonzalez.

“Nós continuamos tendo preocupações sobre o papel potencial da Huawei na infraestrutura de telecomunicações do Brasil”, disse Gonzales, acrescentando que a Huawei enfrenta “desafios enormes” na cadeia produtiva de seu semicondutor e que pode deixar seus clientes internacionais “na seca”.

O Brasil “não firmou compromissos conosco” em relação à Huawei, disse o diretor, acrescentando que autoridades norte-americanas haviam pedido que Brasil e Argentina construíssem indústrias nacionais.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias