Diário de São Paulo
Siga-nos

Cartões postais de Brasília são reabertos ao público

Cartões postais importantes da capital federal estão reabertos. Um deles, o Pedalinho do Parque da Cidade, muito marcante na vida dos moradores da cidade nas

Cartões postais de Brasília são reabertos ao público
Cartões postais de Brasília são reabertos ao público

Redação Publicado em 04/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h01


Pedalinho e Torre de TV passaram por reformas

Cartões postais importantes da capital federal estão reabertos. Um deles, o Pedalinho do Parque da Cidade, muito marcante na vida dos moradores da cidade nas décadas de 1980 e meados da década de 1990, renasceu totalmente diferente para o Festival Flutua. Até 31 de outubro, o evento privado, inédito no país, vai misturar música, cinema e teatro a bordo de boias gigantes de bichos ancorados no laguinho do parque.Cartões postais de Brasília são reabertos ao públicoCartões postais de Brasília são reabertos ao público

Durante a reforma, além de novas estruturas e instalações coloridas, divertidas e sustentáveis, o local também passou a ter caiaques, nova iluminação e um píer feito totalmente de madeira plástica ecológica. A mudança foi feita por meio de parceria público-privada entre a administração do Parque da Cidade e o festival.

Responsável pelo projeto, a arquiteta e designer de interiores Renata Cortopassi explica que a intenção da reforma é mesclar diversão e arte com bens duráveis, sustentabilidade e custo-benefício a partir do reaproveitamento de materiais. “Essa reforma tinha que ser muito divertida para realmente trazer vida de volta àquele lugar que há tanto tempo estava abandonado. E para contrapor essa sensação de abandono, eu propus utilizarmos as mesmas cores do evento na identidade visual: rosa, amarelo e azul”, disse.

Acessibilidade e sustentabilidade

Além de cores, formatos e texturas, o piso também foi adaptado com rampas de acesso para cadeirantes. O novo Pedalinho ganhou iluminação de led, que garante a economia de energia, e postes de luz miniaturas. “O píer estava muito perigoso e em uma condição muito precária. Foi refeito com uma madeira plástica, que é um material 100% reciclado, que vem de uma indústria super limpa que aproveita resíduos industriais de fábricas de papel. Essa madeira é toda feita a partir do aproveitamento de resíduos plásticos, que são ótimos e que contam com uma cobertura que imita a madeira, mas que é muito mais durável e de difícil desgaste”, explica.

Apesar de o pedalinho fazer parte do projeto do festival, toda a estrutura revitalizada da atração será permanente. Depois do fim dos eventos, a reativação do local deve passar por trâmites burocráticos para a administração do local assumir a reabertura do espaço.

Torre

Após dois anos fechado, outro ponto turístico afetivo na vida dos brasilienses, a Torre de TV, também foi reaberta esta semana para visitação. Projetado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, o local, inaugurado em 1967, passa a ser gerido por um banco e funcionará de quinta-feira a domingo, das 12h às 18h, seguindo as medidas necessárias para evitar contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

O governo do Distrito Federal investiu R$ 16,5 milhões na restauração do local. Além de pintura e da reforma do mirante, que terá um bistrô com vista panorâmica no mezanino, a feira de artesãos da torre também passou por revitalização. Cerca de 4,5 mil metros quadrados de calçadas de concreto foram refeitos. Os elevadores e as escadas rolantes também foram recuperados.
.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias