Diário de São Paulo
Siga-nos

Carta de demissão de Weintraub foi entregue no mesmo dia em que ele chegou aos EUA

O governo federal informou nesta terça-feira (23) que a carta com o pedido demissão de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação foi entregue ao

Carta de demissão de Weintraub foi entregue no mesmo dia em que ele chegou aos EUA
Carta de demissão de Weintraub foi entregue no mesmo dia em que ele chegou aos EUA

Redação Publicado em 23/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h17


Secretaria-Geral da Presidência divulgou nota afirmando ter recebido a carta no sábado (20). Segundo a pasta, a entrada oficial do documento no órgão foi na segunda-feira (22).

O governo federal informou nesta terça-feira (23) que a carta com o pedido demissão de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação foi entregue ao ministro Jorge Oliveira, chefe da Secretaria-Geral da Presidência, no sábado (20).

Também no sábado, Weintraub desembarcou nos Estados Unidos. Segundo nota divulgada pela Secretaria-Geral nesta terça, a entrada oficial do documento no órgão foi na segunda-feira (22).

A exoneração de Abraham Weintraub foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” no sábado (20), pouco antes do meio-dia. Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (23) retificou a data de exoneração do sábado para a sexta-feira (19).

Em nota, a Secretaria-Geral diz que a exoneração de Weintraub foi publicada no sábado porque foi nesse dia que o pedido dele de saída do governo chegou às mãos da Secretaria-Geral.

No entanto, diz o órgão, o comunicado de Weintraub pedia a demissão a partir da sexta-feira (19). Por isso, o ato oficial foi retificado. A Secretaria-Geral abriga a Subchefia para Assuntos Jurídicos, órgão responsável pela elaboração das medidas jurídicas do governo.

O governo retificou a data da exoneração um dia após o Ministério Público pedir para o Tribunal de Contas da União (TCU) apurar a eventual atuação do Itamaraty na viagem de Weintraub aos EUA.

De acordo com um decreto do governo norte-americano, editado em meio à pandemia do novo coronavírus, cidadãos de algumas nações, entre elas o Brasil, devem fazer quarentena antes de entrar no país.

O MP quer saber se Abraham Weintraub se aproveitou da condição de ministro, mesmo não estando mais no governo, para obter um visto especial que autoriza entrada imediada nos EUA.

Weintraub deixou o governo após se envolver em uma série de polêmicas e de ofender ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é alvo de duas investigações na Corte: uma apura a ofensa aos ministros do tribunal e a outra a suspeita de declarações racistas contra o povo chinês.

O ex-ministro chegou a dizer em suas redes sociais que, quando saísse do governo, deixaria o país o “mais rápido possível”.

No sábado, a versão eletrônica da edição extra do “Diário Oficial” com a exoneração foi ao ar pouco depois de divulgada a informação de que Weintraub havia chegado aos Estados Unidos. Segundo a assessoria do Ministério da Educação, o ex-ministro chegou na manhã de sábado a Miami.

G1

Compartilhe  

últimas notícias