2018 foi um ano em que a recuperação do mercado automotivo brasileiro foi consolidada. Para 2019, a indústria espera crescimento semelhante e maior
Redação Publicado em 07/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h03
2018 foi um ano em que a recuperação do mercado automotivo brasileiro foi consolidada. Para 2019, a indústria espera crescimento semelhante e maior estabilidade. Com a aprovação do Rota 2030, o novo conjunto de regras para o setor, a tão desejada previsibilidade deve ajudar no planejamento de lançamentos.
Nos próximos 12 meses, as novidades virão de todos os segmentos. O veículo mais vendido do país, Chevrolet Onix deve ganhar a segunda geração. Enquanto isso, a Volkswagen continua sua busca pela liderança do mercado. Para 2019, a maior aposta é o SUV compacto T-Cross. A Fiat também promete acirrar a disputa com o 500X.
Veículos consagrados também devem pintar por aqui. É o caso das novas gerações de BMW Série 3, Porsche 911 e Toyota Corolla. Este último com uma inédita versão híbrida flex.
O G1 listou 70 modelos que devem aparecer em nossas ruas ao longo de 2019. Confira:
A6 – nova geração
Apresentado no Salão do Automóvel, o sedã chega no primeiro semestre do ano em duas versões. A de entrada será equipada com motor 2.0 turbo de 245 cavalos de potência, enquanto a topo de linha terá um 3.0 V6 de 340 cv.
A7 – nova geração
O modelo chega em meados deste ano em configuração única, sempre equipado com motor 3.0 V6 de 340 cv de potência e câmbio automático de 7 marchas. De acordo com a Audi, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,3 km/h. O G1 avaliou o A7 em 2018, na África do Sul.
A8 – nova geração
O maior e mais luxuoso sedã da marca terá duas versões diferentes. A primeira terá o mesmo motor 3.0 V6 de 340 cv dos “irmãos” menores A6 e A7, enquanto a mais cara levará o 4.0 V8 de 466 cv.
Q8 – modelo inédito
Um dos destaques do Salão do Automóvel, o maior SUV da Audi está confirmado para chegar em 2019 ao mercado brasileiro. Sua versão única será equipada com motor 3.0 V6 de 340 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração integral.
RS 4 – nova geração
“Irmã” menor da RS 6 Avant, a RS 4 Avant teve destaque no Salão de São Paulo e chega no primeiro semestre. A perua superesportiva tem motor 2.9 V6 biturbo de 450 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
E-Tron – modelo inédito
Para o segundo semestre, a Audi guarda o lançamento do seu primeiro carro totalmente elétrico. O SUV E-Tron tem dois motores elétricos que, juntos, entregam 435 cv e têm autonomia de até 400 km.
RS 5 – nova geração
A versão superesportiva do A5 chegará ao Brasil em suas configurações cupê (primeiro semestre) e Sportback (segundo semestre). Ambos os modelos são equipados com o mesmo motor do RS 4, o 2.9 V6 biturbo de 450 cv.
Série 3 – nova geração
Ele apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo e chega às lojas até o meio deste ano importado, com produção nacional marcada para o segundo semestre. Ele será equipado com um motor 2.0 a gasolina, com opções de 184 cv ou 258 cv.
Série 8 – nova geração
O maior cupê da marca alemã foi lançado no exterior em junho passado. Assim como o Série 3, o cupê estava no Salão e foi confirmado para chegar em 2019. Sem data ou preços divulgados, ele chegará com motor 4.4 V8 de 530 cv e 76,5 kgfm de torque.
i8 Roadster – nova versão e reestilização
A versão conversível do superesportivo híbrido deverá ser vendida por aqui sob encomenda. Além de adotar a cara nova da linha i8, o modelo terá opção de recarga sem fio. O motor 1.5 a gasolina se une a um elétrico para entregar 369 cv.
Z4 – nova geração
Recém-apresentada no exterior, a nova geração do Z4 teve a presença confirmada no Brasil. Ele chega em sua versão mais cara, a mesma exibida no Salão do Automóvel, equipada com motor de seis cilindros e 340 cv.
X4 – nova geração
A primeira aparição da nova geração do SUV foi durante o Salão do Automóvel, quando ele entrou em pré-venda por R$ 334.950 na versão xDrive30i M Sport e R$ 421.950 na M40i. A primeira tem motor 2.0 turbo de 252 cv, enquanto a segunda tem um 3.0 de seis cilindros com 360 cv.
X5 – nova geração
Ele também apareceu durante o Salão de SP e foi confirmado para o mercado brasileiro. Ainda não se sabe quais versões chegarão por aqui, mas o SUV tem configurações com motores a gasolina de 340 e 462 cv e a diesel de 265 e 400 cv.
X7 – modelo inédito
Confirmado, o X7 chega este ano para ocupar o topo da gama da marca. O modelo tem versões a diesel com 265 e 400 cv e a gasolina com 340 e 462 cv. Ainda não está definido quais virão ao Brasil.
i3 – nova bateria
Reestilizado no ano passado, o i3 vendido no Brasil deverá ganhar as alterações do modelo europeu, com novas baterias que aumentam a autonomia de 200 para 260 km em uso real. Nos testes de laboratório, a marca divulga 360 km.
Tiggo 7 – modelo inédito
O terceiro SUV da Caoa Chery teve sua produção iniciada no último mês de dezembro e chega às lojas ainda em janeiro. Sempre com motor turbinado, ele ficará acima do Tiggo 5X e deverá ter preços acima de R$ 100 mil.
Tiggo 8 – modelo inédito
Apresentado de surpresa no Salão de São Paulo, o utilitário esportivo mais caro da chinesa deve chegar este ano às lojas. A marca ainda não cravou, porém, uma data para sua estreia. O modelo mostrado no salão tinha capacidade para 7 passageiros
Bolt – modelo inédito
O elétrico foi oficializado durante o Salão do Automóvel com direito a área exclusiva de test drive. Ele deve chegar às lojas no primeiro semestre e já tem preço definido: R$ 175 mil. Promete um bom desempenho, com seu motor de 200 cv. Por outro lado, a autonomia se aproxima dos 400 km.
Camaro – reestilização
Já para o primeiro mês do ano, a Chevrolet marcou o lançamento do superesportivo com retoques visuais em suas versões cupê e conversível. Ele chega com motor 6.2 V8 de 461 cv e o mesmo câmbio de 10 marchas do rival Mustang.
Cruze – reestilização
A segunda geração do modelo ganhará sua primeira alteração de design no Brasil. Tanto o hatch, quanto o sedã, chegarão renovados ainda no primeiro semestre deste ano – o que não se sabe é se eles ficarão iguais ao americano (foto). O conjunto mecânico não vai mudar.
Equinox Midnight – nova versão
Depois de S10 e Tracker, será a vez do Equinox receber a edição especial de visual “all black”. Assim como nos “irmãos”, a versão ganha pintura preta nas “gravatinhas” da Chevrolet, nas rodas e exclui alguns cromados para garantir o efeito “dark”.
Onix e Prisma – nova geração
Os mais vendidos de seus segmentos em 2018 chegarão completamente renovados no segundo semestre deste ano. A nova geração dos modelos pode ser equipada com motores de três cilindros e turbinados.
C5 Aircross – modelo inédito
O “primo” dos Peugeot 3008 e 5008 foi confirmado para o Brasil durante o Salão de Paris, em 2018. Por aqui, ele deverá ser equipado com o motor 1.6 turbo de 165 cv e o câmbio automático de 6 marchas.
Argo aventureiro – nova versão
Precursora dos aventureiros, a Fiat deverá seguir com eles apresentando uma versão “off-road” do Argo. O modelo já roda em testes com pneus de uso misto e suspensão elevada. Como manda o figurino, também deverá receber apliques plásticos para reforçar a aparência robusta.
500X – modelo inédito
Apresentado durante o Salão do Automóvel para medir a reação do público, o 500X pode chegar às lojas brasileiras já em 2019 como a entrada da Fiat no segmento dos SUVs compactos. Por aqui, ele poderia ser equipado com motor 1.3 turbo de 150 cv.
Edge ST – nova versão e reestilização
O maior SUV da marca no país ganha alterações visuais e passa a ser vendido apenas na versão esportiva, com motor 2.7 V6 biturbo de 335 cv. Ele já está em pré-venda por R$ 299 mil e suas primeiras unidades serão entregues em fevereiro.
EcoSport sem estepe – nova versão
Assim como nos Estados Unidos e na Europa, o EcoSport perderá o estepe pendurado na traseira. Por aqui, porém, a mudança será aplicada apenas na versão topo de linha, Titanium, com motor 2.0 e câmbio automático. O lançamento está confirmado para 2019.
Ranger – reestilização
Discreta, mas aguardada, a reestilização da Ranger deve chegar em 2019 ao Brasil importada da Argentina. Entre as mudanças, ela ganha para-choques redesenhados e faróis com leds.
Ranger Storm – nova versão
A Ford confirmou que a inédita configuração Storm chegará às lojas até o final de 2019. Apresentada durante o Salão do Automóvel, no ano passado, a versão deverá disfarçar a falta da Ranger Raptor – apesar de não ter alterações mecânicas.
HR-V Touring – nova versão
Seguindo a política aplicada no Civic, a versão topo de linha do HR-V também passará a ter motorização turbo – exatamente a mesma do sedã, 1.5 de 173 cv. O modelo já roda em testes e deve chegar no primeiro semestre, possivelmente adaptado para também rodar com etanol.
Azera – nova geração
O sedã volta ao Brasil após ter sua antiga geração descontinuada por aqui em 2018. Para este ano, ele vem equipado com motor 3.0 de 261 cv.
Santa Fe – nova geração
Hyundai Santa Fe — Foto: Divulgação/Hyundai
Atualmente vendido em sua antiga geração e apenas na versão de sete lugares, o SUV chega renovado com motor a gasolina 3.5 V6 de 280 cv e tração integral. O modelo roda em testes no Brasil desde o início de 2018.
Elantra – nova geração
Entre os destaques da Hyundai no Salão do Automóvel estava o novo Elantra – também entre os confirmados para chegarem em 2019. Ele vem com motor 2.0 flex de 167 cv e câmbio automático de 6 marchas.
Picape – modelo inédito
Até o meio deste ano a chinesa deverá levar sua primeira picape às lojas brasileiras. Pouco se sabe sobre o modelo, que deverá ter um motor 2.0 turbodiesel de 139 cv, câmbio manual e tração 4×4.
E40 – modelo inédito
Entrando para a corrida dos elétricos, o E40 chega em junho por R$ 129.990 – o mais barato até o momento. Ele tem motor de 115 cv e autonomia de até 300 km.
T80 – modelo inédito
Já em pré-venda por R$ 139.990, o primeiro modelo de luxo da chinesa chega às lojas em fevereiro. Com motor turbo de 210 cv e 7 lugares, ele deverá brigar com o Lifan X80.
I-Pace – modelo inédito
O primeiro elétrico da Jaguar chega no primeiro semestre e já aparece até no configurador da marca: terá motor de 400 cv e autonomia de até 470 km. A marca promete oferecer o I-Pace em mais de uma versão. O elétrico já foi avaliado pelo G1 em Portugal. Jeep
Wrangler – nova geração
A nova geração do jipão marcou presença no Salão do Automóvel e também deverá marcar nas lojas brasileiras ainda no primeiro trimestre em 3 versões: Sport de 2 portas, Sahara de 2 e 4 portas e Rubicon, inédita, de 4 portas – todas com motor 2.0 turbo de 270 cv e tração 4×4.
Gladiator – modelo inédito
A inédita picape conversível do Wrangler foi apresentada ao mundo no final de 2018 e pode chegar por aqui em 2019. Feita com base no jipão, ela tem reforços para aguentar mais peso e reboque.
Rio – modelo inédito
Kia Rio — Foto: Divulgação/Kia
Durante o Salão de São Paulo, a Kia demonstrou mais uma vez o interesse em trazer o Rio ao mercado brasileiro. Por aqui, o “primo” do HB20 terá motor 1.6 de 130 cv e câmbio manual ou automático, sempre de 6 marchas.
SUV compacto – modelo inédito
A marca ainda não definiu qual modelo trará ao Brasil. No Salão, exibiu o Stonic com motor 1.0 turbo de 120 cv. Na prática, diz que será um SUV baseado no Cerato, ou seja, chances de ser o KX3.
Range Rover Evoque – nova geração
O modelo ganhou ares de Velar em sua mudança visual mais profunda até agora e está confirmado para chegar ao Brasil no segundo semestre – já está até no site brasileiro da Land Rover.
Range Rover Vogue PHEV e Sport PHEV – novas versões
Os modelos são os primeiros híbridos da fabricante britânica. Eles combinam o motor 2.0 de quatro cilindros e 300 cv com um elétrico de 116 cv, gerando potência combinada de 404 cv. De acordo com a fabricante, é possível rodar 51 km apenas no modo elétrico.
X70 – modelo inédito
O “irmão” maior do X60 foi destaque da marca durante o Salão do Automóvel. Confirmado, mas ainda sem data fixada para chegar às lojas brasileiras, ele deverá ter motor 2.0 de 140 cv e câmbio CVT.
UX – modelo inédito
O primeiro SUV compacto da marca chega no primeiro trimestre deste ano em três versões, com preços entre R$ 170 mil e R$ 210 mil. Todas terão o mesmo conjunto híbrido com 181 cv. ercedes-Benz
Classe A Sedan – modelo inédito
Com a versão hatch já à venda, o sedã chega um pouco depois, no segundo trimestre deste ano. A configuração do modelo ainda não foi oficializada, mas deverá ser um pouco mais simples em relação ao Classe A hatch.
AMG GT 4 portas – modelo inédito
De grande destaque no Salão do Automóvel, a versão de quatro portas do superesportivo AMG GT tem motor 4.0 V8 biturbo de 639 cv com câmbio automático de 9 velocidades e sairá por R$ 1.084.900. Chega no primeiro semestre.
Classe X – modelo inédito
Um dos modelos mais aguardados no Salão do Automóvel, a picape não apareceu por lá. Contudo, ainda está nos planos da marca e chega este ano em 3 versões com motores 2.3 e V6, ambos a diesel. O G1 já avaliou a picape no Chile.
Pajero Sport – modelo inédito
O substituto do Pajero Dakar chega no primeiro semestre por R$ 259.990 – mas já está em pré-venda na Internet. Ele é equipado com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de 8 marchas.
Leaf – modelo inédito
A marca iniciou a pré-venda do elétrico no último mês de novembro por R$ 178.400, mas as primeiras unidades serão entregues até o meio do ano. Ele tem um motor de 150 cv de potência.
Frontier S e Attack 4×2 – novas versões
Duas novas configurações completam a gama Frontier, que passou a ser fabricada na Argentina. Para janeiro, a marca reserva o lançamento da básica S, com câmbio manual e tração 4×4 por R$ 136.190. Em abrilchega a Attack com tração 4×2.
2008 – reestilização
O modelo chegou ao Brasil em 2015, ganhou câmbio de 6 marchas em 2017 e agora, em 2019, deve passar por sua primeira alteração visual para se aproximar do europeu. As mudanças são discretas, em grades, faróis e lanternas.
911 – nova geração
Porsche 911 — Foto: Divulgação/Porsche
No meio deste ano o 911 deverá mudar completamente no Brasil. A nova geração tem visual mais moderno, apesar de manter certas tradições. A versão Carrera está mais potente do que nunca e passa a ter 450 cv.
Macan – reestilização
A principal alteração do utilitário superesportivo está na traseira, com lanternas unidas como no Cayenne e no novo 911. Ele chegará no início deste anocom motor 2.0 turbo de 252 cv por R$ 329 mil. Outras versões chegam ao longo do ano.
Panamera GTS – nova versão
Logo abaixo da versão topo de linha, a GTS pode desembarcar por aqui neste ano. Ela tem motor 4.0 V8 biturbo de 460 cv de potência e 63,2 kgfm de torque e vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, segundo a marca.
Cayenne híbrido – nova versão
A nova geração do Cayenne já está à venda no Brasil, mas sua versão híbrida deverá ficar para o segundo semestre de 2019. O modelo promete consumo de até 31,3 km/l vindo do motor 3.0 V6 em conjunto com o elétrico.
718 T – nova versão
A marca confirmou a vinda da nova configuração do 718 (Cayman e Boxster) ao Brasil, ainda sem precisar o mês. O modelo tem motor 2.0 turbo de 300 cv e câmbio manual de 6 marchas.
Zoe – modelo inédito
Mais um elétrico em pré-venda, o Zoe chega às lojas em fevereiro – mas não em todas. Segundo a Renault, o modelo será vendido, por enquanto, em apenas duas lojas no Brasil, uma em São Paulo e uma em Curitiba. Ele custa R$ 149.990 e tem autonomia de aproximados 300 km.
Sandero e Logan – reestilização
A família compacta deverá ganhar uma reestilização por aqui antes da chegada da nova geração. A mudança visual deve acontecer ainda este ano, com foco em faróis e lanternas. A Renault também deve promover a estreia do câmbio CVT nos compactos.
Jimny – nova geração
Trazendo o sobrenome Sierra, a nova geração do jipinho chega importada ao Brasil no segundo semestre e conviverá com o modelo atual. Ele terá motor 1.5 de 108 cv e opções de câmbio manual ou automático.
Rexton – nova geração
O grandalhão de 4,85 metros de comprimento chegará no final do primeiro semestre com motor 2.2 turbodiesel de 181 cv e câmbio de 7 marchas herdado da Mercedes-Benz.
Rexton Sports – modelo inédito
A picape desembarca por aqui no primeiro semestre também com motor 2.2 turbodiesel de 181 cv e 43 kgfm de torque. Em alguns mercados é conhecida como Musso.
RAV4 – nova geração
Com a atual geração já defasada no Brasil, o modelo deverá chegar totalmente renovado para esquentar a briga no segmento ocupado por Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Peugeot 3008.
Corolla – nova geração
A Toyota investiu R$ 1 bilhão para modernizar sua fábrica em Indaiatuba (SP) e anunciou que produzirá, a partir do final de 2019, seu primeiro híbrido flex. A junção das ações pode indicar a produção local do novo Corolla híbrido.
Polo e Virtus GTS – nova versão
Hatch e sedã foram apresentados como conceitos durante o Salão do Automóvel, no último mês de novembro. Eles estão confirmados para as lojas, mas ainda sem data definida. Terão motor 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas.
T-Cross – modelo inédito
O primeiro SUV compacto da marca já teve seus detalhes revelados – terá versões 1.0 turbo de 128 cv e 1.4 turbo de 150 cv, mas os preços ainda são mantidos em segredo. O G1 já avaliou o SUV. Ele chegará às lojas no primeiro semestre.
Golf GTE
A versão híbrida do Golf foi prometida para 2018, mas a indefinição quanto ao Rota 2030 atrasou a chegada para 2019. Nesta configuração, o hatch médio utiliza um motor 1.4 turbo, aliado a outro propulsor, elétrico. Somados, eles entregam uma potência combinada de 204 cv.
Jetta GLI
Aos que sentiram falta do motor 2.0 turbo, a Volkswagen prepara o retorno da versão mais potente do sedã. O Jetta GLI deve ser apresentado já em janeiro, no Salão de Detroit, com o mesmo motor do Golf GTI, que entrega 230 cv.
S60 – nova geração
Ficou para o segundo semestre o lançamento da nova geração do S60. O sedã deverá ter, além da configuração T5 com motor 2.0 turbo de 254 cv, a esportiva Polestar de 428 cv – que agora também é híbrida. Será importado dos Estados Unidos.
XC40 híbrido – nova versão
A marca quer que todos os seus SUVs tenham opções híbridas, por isso, completará a gama brasileira com o XC40 híbrido plugin no segundo semestre deste ano. Ele combina um motor 1.5 turbo a um elétrico que entregam 250 cv de potência.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
Homem se vinga do estuprador da filha de forma brutal; veja detalhes
Conheça Gilson, rapaz apontado como pivô da separação de Gracyanne e Belo
VÍDEO de assalto à mão armada na Rodovia dos Imigrantes viraliza e acende alerta
Belo e Gracyanne terminam casamento e motivo é exposto