Diário de São Paulo
Siga-nos

Carnaval de São Paulo gerou mais de 560 toneladas de resíduos, revela Prefeitura

A prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), coletou 560,6 toneladas de resíduos durante o período de pré-carnaval

Carnaval de São Paulo gerou mais de 560 toneladas de resíduos, revela Prefeitura
Carnaval de São Paulo gerou mais de 560 toneladas de resíduos, revela Prefeitura

Redação Publicado em 27/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h18


Volume inclui resíduos coletados nos desfiles de rua e no Anhembi ao longo dos quatro dias de folia

A prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), coletou 560,6 toneladas de resíduos durante o período de pré-carnaval (15 e 16 de fevereiro) e Carnaval (21 a 25 de fevereiro). O volume inclui resíduos coletados nos desfiles de rua e no Sambódromo do Anhembi.

O município mobilizou 3.363 funcionários, entre varredores, motoristas, cooperados, coletores e fiscais. Segundo a prefeitura, os resíduos secos coletados no período do carnaval foram enviados para as duas Centrais Mecanizadas de Triagem da capital (Ponte Pequena e Carolina Maria de Jesus), com o objetivo de reciclar o máximo possível do material.

Para o descarte correto dos resíduos, havia 2.804 equipamentos espalhados pela cidade, como Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), cestos aramados, papeleiras e contêineres, além de 355 caminhões para coleta. Na lavagem das vias, foram utilizados cerca de 3.630 m³ de água de reúso e 8.764 litros de desinfetante, de acordo com dados do município.

O total de 51,8 toneladas correspondem aos quatro primeiros dias de desfile no Sambódromo do Anhembi. Uma equipe realizou a limpeza da avenida entre os intervalos das escolas de samba e também no entorno do sambódromo. Além disso, duas cooperativas – Central Tietê e Rainha da Reciclagem – coletaram os materiais recicláveis nas arquibancadas, quiosques e camarotes no sambódromo, durante os quatro dias de desfile.

O trabalho das cooperativas também chegou às ruas: além dos resíduos serem enviados para as centrais mecanizadas, a prefeitura fez parceria com a iniciativa privada para mobilizar catadores formais e informais a coletarem materiais recicláveis durantes os bloquinhos. Mais de 1.200 catadores participaram da ação e 45,2 toneladas de recicláveis foram coletados durante o pré e o Carnaval da cidade. A prefeitura informou que os catadores receberam remuneração diária e também pelo peso dos recicláveis coletados.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, autuou ainda 169 pessoas flagradas urinando em vias públicas desde o pré- carnaval . Só ontem (25) foram 22 autuações. Durante as intervenções, também foram realizadas 5.096 apreensões relacionadas ao comércio irregular.

iG

Compartilhe  

últimas notícias