Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo, uma cidade de sucesso

São Paulo completou 466 anos.

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 25/01/2020, às 00h00 - Atualizado em 27/01/2020, às 02h25


São Paulo completou 466 anos.

A cidade é um case de sucesso. Durante seus primeiros três séculos, uma localidade sem grande expressão política ou econômica, tornou-se a maior e mais importante cidade do continente.

Fundada em 1554 pelos jesuítas que, depois de subir a serra, construíram na região conhecida como Piratininga um colégio para catequizar e alfabetizar os indígenas, onde hoje é o Pateo do Collegio.

O crescimento da cidade ocorreu de forma acelerada principalmente no século XX. Nas comemorações do quarto centenário, em 1954, o slogan era ‘São Paulo – a cidade que mais cresce no mundo’. Porém, em 1711 a cidade registrava apenas 9 mil habitantes. O primeiro censo nacional, em 1872, registrou 31.385 moradores. Segundo o IBGE, em 2016 São Paulo contabilizava mais de 12 milhões de habitantes.

Esse crescimento foi suportado por importantes intervenções urbanas e medidas de gestão e políticas públicas, procurando ordenar e orientar a ocupação do solo para permitir o desenvolvimento da cidade.

A capital paulista é multifacetada, acolhe migrantes de todo o país, que vem em busca da ‘terra de oportunidades’. Os imigrantes também tiveram contribuição efetiva na formação de sua identidade.

O solo paulistano foi palco de diversos episódios importantes e disruptivos na história brasileira. Às margens do Ipiranga é proclamada a independência do Brasil por Dom Pedro I em 1822. A riqueza do café e da industrialização sustentaram o protagonismo paulista pela causa republicana na segunda metade do século XIX.

São Paulo realiza a Semana de Arte Moderna de 1922, que simboliza um marco da cultura brasileira. Em 1924, eclode a Revolta Paulista, que reivindicava voto secreto, justiça gratuita e ensino público obrigatório. Em 1932, a Revolução Constitucionalista, orgulho dos paulistas, na luta por uma Assembleia Nacional Constituinte. Assim, São Paulo esteve na vanguarda e por vezes pegou em armas na luta pelos avanços da sociedade brasileira.

Carlos Nabil Ghobril, Pesquisador Científico, formado em Administração Pública pela FGV e doutor em Ciências pela USP

Compartilhe  

Tags

Leia também


últimas notícias