Diário de São Paulo
Siga-nos

Carlos Nabil: Burocracia e Colesterol

O termo burocracia ganhou forte conotação negativa no Brasil, se tornando sinônimo de dificuldades e papelada. Na verdade, o conceito original de burocracia é

Carlos Nabil: Burocracia e Colesterol
Carlos Nabil: Burocracia e Colesterol

Redação Publicado em 08/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h03


Burocracia e Colesterol

O termo burocracia ganhou forte conotação negativa no Brasil, se tornando sinônimo de dificuldades e papelada. Na verdade, o conceito original de burocracia é muito importante no campo da Administração, principalmente da Administração Pública.

O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) é o grande expoente da teoria da burocracia. Seus estudos, que tiveram como antecessores Immanuel Kant e Georg Hegel, propõem a burocracia como instrumento para atingir a excelência das organizações.

A teoria da burocracia estabelece o regramento e as normas de conduta e é baseada na racionalidade, precisão, divisão do trabalho, método, rapidez nas decisões, impessoalidade, meritocracia, confiabilidade e padronização das rotinas administrativas, tendo como resultado a previsibilidade das decisões e sua aplicação para a consecução das metas institucionais.

Porém, ao longo do tempo, o termo foi associado à morosidade da tramitação de processos em órgãos públicos, devido às disfunções da burocracia, com o apego a regramentos e o excesso de aspectos formais e documentais. Em consequência, muitas vezes as normas se tornam mais importantes que os objetivos institucionais para os quais essas normas foram estabelecidas.

Como ensina o ex-ministro Guilherme Afif Domingos, burocracia é como colesterol, tem a boa e a ruim. A boa é aquela preconizada na teoria de Weber, que leva à excelência nos procedimentos para atingir as metas estabelecidas. A burocracia ruim é a burocracia burra, que entope as veias da organização, em que exigências desnecessárias e redundantes comprometem a eficiência.

O desenvolvimento tecnológico permite hoje que os nobres objetivos preconizados na teoria da burocracia possam ser atingidos de maneira eficaz com o uso da informatização. É necessário rever procedimentos e remover um conjunto de desnecessárias exigências, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.   Desburocratizar é preciso!

Carlos Nabil Ghobril, Pesquisador Científico, formado em Administração Pública pela FGV e Doutor em Ciências pela USP

Compartilhe  

Tags

últimas notícias