Diário de São Paulo
Siga-nos

Carlinhos Cachoeira e outros três já estão em presídio no Rio

O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e outros três presos na Operação Saqueador da Policia Federal foram levados na manhã

Carlinhos Cachoeira e outros três já estão em presídio no Rio
Carlinhos Cachoeira e outros três já estão em presídio no Rio

Redação Publicado em 28/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h51


Apens Fernando Cavendish ainda não foi levado para o Ary Franco.
Justiça ordenou que presos da Saqueador voltassem para a cadeia.

Cachoeira foi preso em Hotel na Zona Sul do Rio na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução / TV Globo)Cachoeira foi preso em Hotel na Zona Sul do Rio na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução / TV Globo)
Carlinhos Cachoeira e outros três já estão em presídio no Rio

O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e outros três presos na Operação Saqueador da Policia Federal foram levados na manhã desta quinta-feira (28) para o presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio.

Além de Cachoeira, a Polícia Federal prendeu Adir Assad, Marcelo Abbud e Cláudio Abreu. Apenas o dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, ainda não chegou ao presídio, de acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Nesta quarta-feira (27), a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal (TRF-2) determinou que Cachoeira, Cavendish e os outros três réus da Saqueador voltassem a cumprir prisão preventiva em regime fechado.

A operação Saqueador prendeu suspeitos de envolvimento em um esquema de lavagem de R$ 370 milhões desviados dos cofres públicos. A decisão do tribunal foi unânime, com os três desembargadores votando pela volta dos suspeitos à prisão.

Como a decisão, o tribunal restabelece a decisão do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que determinava o cumprimento da prisão preventiva em regime fechado.

Cachoeira foi preso na manhã desta quinta em um hotel da Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Agentes da Polícia Federal deixaram o local por volta das 8h50. Cachoeira cumpria prisão domiciliar desde o dia 11 de junho, quando deixou o complexo penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, beneficiado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – que também soltou Cavendish, Assad, Abud e Abreu.

Durante a sessão, o presidente do tribunal, o desembargador Paulo Espírito Santo disse que “o país não suporta mais a corrupção, a impunidade, e não botar na cadeia os mais ricos”. Antes, o relator do caso, Abel Gomes, já tinha votado pela volta da prisão dos suspeitos. O último desembargador a se pronunciar, André Fontes, acompanhou o voto dos dois colegas.

Alegações

Na sessão, a defesa de Cavendish alegou que ele precisaria ficar em casa com as filhas gêmeas de seis anos, já que ele é o único responsável pelas meninas desde a morte da mãe em um acidente aéreo.

Já o Ministério Público defendeu a volta dos envolvidos para o presídio sob alegação de que se isso não ocorrer, eles poderão fugir do país e colocar em risco todo o processo. O órgão lembrou ainda que, segundo levantamento da PF, Cavendish viajou 15 vezes para o exterior – e só levou as filhas em quatro ocasiões.

Imediatamente após a sessão, o advogado de Cachoeira, Cleber Lopes, disse que vai recorrer da decisão ao STJ.

Empresário foi levado na caçamba de carro da Polícia Federal (Foto: Reprodução / TV Globo)Empresário foi levado na caçamba de carro da Polícia Federal (Foto: Reprodução / TV Globo)
Compartilhe  

últimas notícias