Diário de São Paulo
Siga-nos

Capital federal faz 62 anos com extensa programação cultural

A comemoração dos 62 anos da capital federal nesta quinta-feira (21) tem ampla programação cultural. Ao todo, 17 equipamentos culturais terão atividades

Capital federal faz 62 anos com extensa programação cultural
Capital federal faz 62 anos com extensa programação cultural

Redação Publicado em 21/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h18


Ao todo, 17 equipamentos culturais terão atividades artísticas

A comemoração dos 62 anos da capital federal nesta -feira (21) tem ampla programação cultural. Ao todo, 17 equipamentos culturais ão atividades artísticas. Batizado de Sorria, Brasília, o projeto comemorativo tem eventos até o próximo  (24). De shows a mostras de cinema; de exposições a feiras de economia criativa; de espetáculos populares a apresentações de orquestras, como a Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a cidade estará repleta de atrações em comemoração ao aniversário.Capital federal faz 62 anos com extensa programação culturalCapital federal faz 62 anos com extensa programação cultural

Segundo o governo do Distrito Federal (GDF), serão investidos R$ 700 mil nas atividades culturais. Entre os eventos está a reabertura da mostra Poeira, Lona e Concreto, que retrata os primeiros tempos da construção da cidade, no Museu Vivo da Memória Candanga.

Capital Ibero-Americana das Culturas

Outro destaque é a ocupação externa do Eixo Cultural Ibero-Americano, antigo espaço Funarte de Brasília, que tem programação voltada ao encontro das famílias e de amigos em torno do seu vasto gramado e galerias com piquenique, Festival de Orquestras Populares, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, shows e desenhaço. A programação reforça o ano Brasília Capital Ibero-Americana das Culturas, título mundial outorgado em 2022 à cidade.

Cinema

O Cine Brasília, que também comemora aniversário de 62 anos em , segue programação especial e aberta ao público com seleção de filmes emblemáticos e espetáculo comemorativo da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo.

As ações também são intensas na Concha Acústica, com shows e mostra de cinema, no Museu de Arte de Brasília (MAB) e no Memorial dos Povos Indígenas.

Catetinho

Brasília - O Catetinho, primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na capital federal  é um pequeno museu aberto à visitação pública, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (José Cruz/Agência Brasil)

Brasília – O Catetinho, primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na capital federal é um pequeno museu aberto à visitação pública, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (José Cruz/Agência Brasil) – José Cruz/Arquivo Agência Brasil

O Catetinho, primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek na construção da capital, reabre para comemorar os 62 anos de Brasília, depois de dois anos fechado.

O museu passou por manutenção do telhado ao piso de cimento da estrutura arquitetônica com pilotis, desenhada por Oscar Niemeyer, em 1956.

Ao todo, foram investidos R$ 396,6 mil e, durante a manutenção, o acervo de 466 itens – entre peças de mobiliário, utensílios, livros, discos e outros objetos, que Juscelino Kubitschek utilizou até 1959, quando ficou pronto o Palácio da Alvorada – foi embalado e armazenado no Centro de Dança, espaço cultural da Secretaria de Cultura do DF.

Torre de TV

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão radiofônica e televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura.

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão radiofônica e televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura. – Marcello Casal Jr/ Arquivo Agência Brasil

Na Torre de TV, na região central da cidade, haverá uma estrutura especial para a Virada Cultural Brasília 62 Anos que trará programação repleta de música, com DJs e atrações ao vivo além de companhia teatral. Pensado para todas as idades, o evento terá área kids e praça de alimentação.

As ações culturais e esportivas serão concentradas no Palco 360, no gramado em frente à torre, que receberá shows de artistas. Durante à tarde, as crianças poderão se divertir com a Cia Teatral Néia & Nando com o espetáculo Moana, baseado na famosa animação da Disney.

Uma das atrações mais aguardadas é a do pernambucano Lenine, que trará sua turnê Rizoma, a partir das 20h. A Festa Criolina fecha as atividades da quinta-feira com muita música.

Confira a programação completa:

Museu do Catetinho

9h – Reabertura do espaço cultural revitalizado e cerimônia de entrega da Medalha Seu Teodoro, com quarteto da Orquestra Sinfônica.

Eixo Cultural Ibero-Americano

10h às 18h – Piquenique no gramado.

10h às 17h – Mostra O Mito de Brasília, gravuras de Pedro Garcia.

10h às 12h – Contação de histórias.

12h às 13h – 7 na Roda

13h30 às 15h30 – Coisa Nossa

14h às 20h – Feira Colaborativa.

16h às 17h – Ellen Oléria.

18h às 20h – Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

20h às 20h30 – Ballet dança by Juan Carlos Vega.

Biblioteca Nacional de Brasília
8h às 14h – Poema em Cartaz.

Museu da Cidade
9h às 17h – Exposição permanente.

Espaço Lúcio Costa
9h às 17h – Exposição permanente.

Museu Nacional da República
9h às 18h30 – Exposição Xingu57 e Envenenada: profanações e polimorfismo tonais.

Panteão da Pátria
9h às 17h – Exposição permanente.
19h às 22h– Brasília Museu Aberto.

Museu de Arte da Brasília
9h – Exposições.

Museu Vivo da Memória Candanga
9h às 17h –  Exposição Poeira Lona e Concreto.

Complexo Cultural de Planaltina
9h às 19h – Exposição Via Sacra ao Vivo de Planaltina – Rumo aos 50 anos.

Memorial dos Povos Indígenas
10h às 17h – Feira étnica com shows de Nubia Batista, Eliaquim Camilo, Natasha Barros e Gilberto Cruz. Exposição Artes para Descobrir as Culturas.

Espaço Cultural Renato Russo
15h – Reabertura da Gibiteca TT Catalão.

Concha Acústica
17h – Digão (Raimundos).

Cine Brasília
20h – Especial Os Melhores do Mundo.

Torre de TV (Palco 360)
8h – Aulão Fitness com a Academia Unique
15h – Cia Teatral Néia & Nando apresentando “Moana”
19h – DJs
20h – Lenine
21h30 – Festa Criolina

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias