Diário de São Paulo
Siga-nos

Candidato que teve isenção de taxa negada no Enem tem 30 dias para recorrer, diz Inep

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado terão 30 dias para comprovar que foram

Candidato que teve isenção de taxa negada no Enem tem 30 dias para recorrer, diz Inep
Candidato que teve isenção de taxa negada no Enem tem 30 dias para recorrer, diz Inep

Redação Publicado em 26/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h58


Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição negado terão 30 dias para comprovar que foram prejudicados e que se encaixam nas categorias com o benefício.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou, nesta quinta-feira (25), que essas pessoas devem encaminhar os comprovantes de situação socioeconômica e de escolaridade para análise até o dia 25 de junho.

Perguntas e respostas

Quem deve enviar os documentos ao Inep?

Aqueles candidatos que, no ato da inscrição, tentaram pedir a isenção da taxa de R$ 82 e tiveram a solicitação negada pelo sistema, apesar de terem direito a ela.

Por que o Inep abriu esta possibilidade de envio de documentos?

O Inep afirma que recebeu queixas de pessoas que se encaixariam nas categorias com direito à isenção da taxa, mas que tiveram de gerar o boleto de pagamento mesmo assim.

Afinal, quem tem direito à isenção?

São três categorias:

  • Estudantes matriculados na rede pública de ensino e que atualmente estão cursando o terceiro ano do ensino médio;
  • Pessoas de famílias com renda per capita de até um e meio salário-mínimo, e que tenham cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico, beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família, em famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo ou com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos.

Como o sistema reconhece se o candidato tem direito à isenção?

No caso dos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas, o sistema de inscrição reconheceu automaticamente o direito à isenção, sem a necessidade de pedi-lo.

Para as pessoas de famílias de baixa renda, foram analisadas as informações dadas pelo candidato no formulário de dados socioeconômicos. E no caso dos cadastrados no CadÚnico, era necessário preencher qual o NIS (Número de Identificação Social) para saber se a pessoa, de fato, recebe benefício social do governo.

Como enviar os documentos para comprovar o direito à isenção?

Se a isenção foi negada de forma equivocada, o Inep pede para que o candidato entre em contato pelo número 0800 61 61 61.

Quantas pessoas podem ter sido afetadas?

O Inep não divulgou balanço dos afetados. Também não foi informado os totais de inscritos, de inscrições confirmadas e de isenções concedidas.

O que será feito nos casos em que ficar comprovado o direito à isenção da taxa?

O Inep ainda não detalhou como serão os trâmites.

Compartilhe  

últimas notícias