Diário de São Paulo
Siga-nos

Canais de denúncia da polícia de SP receberam quase 90 endereços de possíveis esconderijos de Cupertino, assassino de ator

Os principais canais de denúncias da polícia de São Paulo receberam quase 90 endereços de possíveis esconderijos de Paulo Cupertino Matias, assassino do ator

SP
SP

Redação Publicado em 06/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h47


Os principais canais de denúncias da polícia de São Paulo receberam quase 90 endereços de possíveis esconderijos de Paulo Cupertino Matias, assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele, mais de um ano e sete meses após a fuga.

O crime aconteceu em 9 de junho de 2019, quando Cupertino atirou no namorado e nos sogros da filha e depois fugiu. Ele não aceitava o relacionamento de Isabela Tibcherani, a filha de 18 anos, com o ator. Câmeras de segurança gravaram o triplo homicídio na frente da casa da ex-mulher de Cupertino, na Zona Sul da capital paulista.

Segundo o Instituto São Paulo Contra a Violência, do dia do crime até a última quarta-feira (3), 87 denúncias sobre prováveis paradeiros de Cupertino chegaram ao Disque Denúncia e ao Web Denúncia.

Nesse período, os denunciantes disseram ter visto o assassino em 25 cidades paulistas, sete municípios de seis outros estados, em uma cidade argentina e em outros cinco locais não identificados.

Esses locais estão sendo ou foram checados por policiais, mas o criminoso não foi encontrado.

Veja abaixo os possíveis lugares por onde Paulo Cupertino pode ter passado, segundo as denúncias acolhidas pelos dois serviços:

ESTADO DE SÃO PAULO

CidadesDenúncias
Barueri1
Botucatu1
Bragança Paulista1
Campinas1
Diadema1
Embu Guaçu2
Guarulhos3
Ilha Comprida1
Itatiba3
Jacareí1
Jarinu1
Jundiaí1
Marília1
Osasco1
Pedreira2
Penápolis1
Praia Grande1
Santa Fé do Sul1
Santo André4
São Bernardo do Campo2
São José dos Campos1
São Paulo37
São Pedro1
São Sebastião2
Valparaíso1
TOTAL73 endereços

Outros estados

O estado do Rio de Janeiro teve duas denúncias contra o assassino do ator e dos pais, todas na capital fluminense. Os demais estados onde Cupertino teria sido visto foram: Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Maranhão.

Argentina

Puerto Iguazu, cidade argentina, na tríplice fronteira com Brasil e Paraguai, também foi mencionada como um dos locais onde o empresário esteve.

OUTRAS CIDADES, ESTADOS E PAÍS

CidadesDenúncias
Rio de Janeiro (RJ)2
Serra (ES)1
Aparecida do Taboado (MS)1
Araguaiana (MT)1
São Pedro Ivaí (PR)1
Santa Rita (MA)1
Rosário (MA)1
Cidades não identificadas5
Puerto Iguazu (Argentina)1
TOTAL14 endereços

Disque Denúncia e Web Denúncia

O Instituto São Paulo Contra a Violência é o órgão responsável por gerenciar o Disque Denúncia e o Web Denúncia. O primeiro serviço recebe denúncias pelo telefone 181. O segundo, funciona pela internet. Não é preciso se identificar para denunciar nos dois canais.

Os serviços fazem parte de um contrato entre o instituto e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), que repassa as denúncias à Polícia Civil e à Polícia Militar (PM).

As informações recebidas pelos serviços são importantes para policiais da investigação e do patrulhamento tentarem localizar o paradeiro de um criminoso foragido.

“As denúncias são feitas à medida que o cidadão se vê estimulado a fazê-lo”, disse nesta semana o gerente de Projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Mário Vendrell. “Ao fazer a denúncia, o cidadão está exercendo um ato de cidadania e colaborando com as autoridades policiais para que possamos ter uma redução da criminalidade e violência.”

Todas as denúncias recebidas são enviadas automaticamente para a sala de análise policial da pasta da Segurança, “onde a Polícia Civil e PM consultam bancos de dados e as encaminham para as unidades policiais na ponta, em todo o estado de São Paulo, de acordo com o endereço denunciado”, afirmou Vendrell.

Quando as denúncias apontam que o criminoso está fora do estado de São Paulo, policiais entram em contato com agentes dos locais citados nos outros estados ou países. Em última hipótese, a polícia paulista viaja até esses lugares.

Além das denúncias que chegam no Disque Denúncia e Web Denúncia, a polícia também recebe outras informações a partir de investigações.

Esconderijos

Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Rafael Miguel, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel: ator e pais foram mortos a tiros por Paulo Cupertino Matias em SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Segundo policiais, somando todas as denúncias recebidas (as feitas por telefone, digitais e da investigação), já foram verificados mais de 300 prováveis esconderijos de Cupertino em dez estados do Brasil e no Paraguai.

Para a polícia, no entanto, é quase certo que durante a fuga o criminoso passou por pelo menos oito cidades, sendo sete delas em três estados, e uma em território paraguaio.

Ajuda de amigos

Assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele passou por 7 cidades e se escondeu no MT

Assassino do ator Rafael Miguel e dos pais dele passou por 7 cidades e se escondeu no MT

Procurado pela polícia, ele já esteve em 4 cidades paulistas: Sorocaba, Águas de São Pedro, outra cidade não informada e Campinas. Também foi para Ponta Porã e Eldorado, no Mato Grosso do Sul, e Jataizinho, no Paraná. Nos dois últimos destinos, usava nome falso de ‘Manoel’.

De acordo com as investigações do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo, Cupertino contou com a ajuda direta de pelo menos quatro amigos, que são investigados pela suspeita de esconderem o criminoso.

Dois desses amigos do empresário se tornaram réus na Justiça por supostamente ajudarem o fugitivo. Eles respondem em liberdade pelo crime de favorecimento pessoal.

Dos outros dois amigos de Cupertino, um também é procurado porque teria colaborado diretamente com a fuga do criminoso do Mato Grosso do Sul. Lá, o assassino usava o nome falso de “Manoel Machado da Silva” e trabalhava em um sítio. Como disfarce usava boné e a barba branca e comprida.

O outro amigo do criminoso é dono de uma fazenda no Paraguai, onde teria dado abrigo ao fugitivo. Policiais de São Paulo foram ao país vizinho no final do ano passado e ouviram o proprietário numa ação conjunta com a polícia paraguaia. O dono do local foi liberado em seguida, depois que o empresário não foi achado.

Réu foragido

Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2019 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Isabel Tibcherani e Rafael Miguel eram namorados até o pai dela matar o ator a tiros em 2019 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Cupertino é réu foragido da Justiça pelo assassinato de Rafael, de 22 anos, e dos pais do ator: João Alcisio Miguel, de 52, e a mãe Miriam Selma Miguel, 50. Ele é acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Câmeras de segurança gravaram o momento que Cupertino atirou 13 vezes nas vítimas e fugiu.

Rafael era conhecido na mídia por ter interpretado o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e trabalhado em um famoso comercial em que uma criança pede brócolis à mãe. Ele também atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do menino imperador”.

Desde que fugiu, Cupertino se tornou um dos criminosos mais procurados do estado de São Paulo. O nome dele, fotos e dados pessoais também estão da lista de procurados da Polícia Civil paulista. Cupertino tem 49 anos atualmente. Ele nunca constituiu um advogado para defendê-lo.

A polícia divulgou, inclusive, fotografias com simulações dos possíveis disfarces de Cupertino (veja abaixo). Quem tiver informações sobre o paradeiro de Cupertino pode ligar para o 181 do Disque Denúncia ou acessar a página do Web Denúncia na internet. As plataformas garantem o anonimato dos denunciantes.

Polícia fez simulação de possíveis disfarces usados por Paulo Cupertino para fugir após matar ator e os pais dele — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Polícia fez simulação de possíveis disfarces usados por Paulo Cupertino para fugir após matar ator e os pais dele — Foto: Divulgação/Polícia Civil

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias