Diário de São Paulo
Siga-nos

Campeonato Catarinense volta no dia 28, com novo protocolo de saúde

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou nesta quarta-feira (15) as novas datas e horários para os jogos de volta das quartas de final da primeira

Campeonato Catarinense volta no dia 28, com novo protocolo de saúde
Campeonato Catarinense volta no dia 28, com novo protocolo de saúde

Redação Publicado em 15/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h16


Federação paralisou o torneio após casos de covid-19 na Chapecoense

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou nesta quarta-feira (15) as novas datas e horários para os jogos de volta das quartas de final da primeira divisão (Série A) do Campeonato Catarinense. As partidas, inicialmente marcadas para o último fim de semana, foram suspensas após o Governo de Santa Catarina revelar que um dos times do mata-mata, a Chapecoense, teve 14 profissionais do futebol infectados pelo novo coronavírus (covid-19).Campeonato Catarinense volta no dia 28, com novo protocolo de saúde

O Estadual será retomado no próximo dia 28, uma terça-feira. Em Itajaí (SC), às 18h30 (de Brasília), o Marcílio Dias receberá o Criciúma. No jogo de ida, as equipes empataram sem gols. Já às 21h (de Brasília), o Juventus medirá forças com o Figueirense em Florianópolis. O Figueira tem a vantagem do empate, já que venceu em Jaraguá do Sul (SC) por 2 a 1.

A sequência das quartas de final será no dia 29: às 19h (de Brasília), o Brusque jogará em casa com o Joinville, após vencer o rival como visitante por 1 a 0; às 21h (de Brasília), Avaí e Chapecoense se enfrentam na capital catarinense, com vantagem para o time do interior, que venceu em Chapecó (SC) por 2 a 0 – a revelação sobre os infectados da Chape se deu na última sexta-feira (11), dois dias após a partida.

Na última segunda-feira (13), o Verdão do Oeste promoveu uma nova bateria de testes da covid-19 em elenco e funcionários. Segundo o médico da Chapecoense, Fabiano Winckler, foi a sétima bateria desde a volta aos treinos. “Achamos necessário que todos os atletas envolvidos neste momento, e que estão negativos, fossem testados novamente. Eles testaram na terça-feira da semana passada (7) e já se passou um semana. Vamos continuar o monitoramento diariamente, tanto dos positivos quanto dos negativos”, afirmou, em entrevista coletiva.

Chapecoense fez nova bateria de testes contra a Covid-19 nos jogadores

Chapecoense fez nova bateria de testes contra a Covid-19 nos jogadores – Clarissa Soletti / Chapecoense

Segundo nota da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes), uma videoconferência na terça-feira (14), que reuniu a entidade, clubes, FCF e Vigilância Sanitária do Estado, definiu que atletas assintomáticos e negativados em testes para o novo coronavírus poderiam retomar as atividades com bola. Além disso, um profissional da saúde de cada time preencherá um inquérito clínico diário e o enviará à federação, que o mandará à Secretaria Estadual de Saúde. Por fim, um novo protocolo de saúde deverá ser concluído até sexta-feira (17).

Em comunicado divulgado pelo Avaí, o médico do clube, Luís Fernando Funchal, disse ser importante organizar a condução de casos positivos assintomáticos da covid-19: “Fazer toda uma organização em que os clubes, como a Federação, a Secretaria da Saúde e a sociedade, cheguem a um consenso sobre como é a melhor modelagem. Vamos realizar treinamentos em grupos menores e a realização dos testes antes dos jogos”.

Conforme a FCF, as partidas entre Tubarão e Concórdia, que definem a equipe rebaixada à segunda divisão do Estadual, ainda não têm nova data. O jogo de ida teria sido realizado na terça-feira. Em nota, a Federação informou que “oportunamente será divulgado o calendário do confronto do rebaixamento”.

AGENCIA BRASIL 

Compartilhe  

últimas notícias