Diário de São Paulo
Siga-nos

Campeã de MMA dorme em vestiário na academia e se espelha em José Aldo para chegar ao UFC

Durante a pandemia do novo coronavírus, Dayane ficou quase um ano sem treinar. Ajudada pela companheira, que trabalha em uma lanchonete, e por um médico

MMA
MMA

Redação Publicado em 22/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h51


Dona do cinturão do Mr.Cage, Day Monster vive com a namorada em um “puxadinho” no vestiário masculino e sonha comprar uma casa: “Não quero fama, quero dinheiro no bolso”

Todo dia Dayane Cardoso faz tudo sempre igual: acorda de manhã cedo, veste o quimono e vai treinar. Para isso, abre a porta do quarto, imediatamente atravessa o vestiário masculino e após poucos passos chega ao tatame da Carioca Academy. Explica-se: “Day Monster” vive com a namorada, Déborah Batista, em um “puxadinho” dentro do banheiro da equipe, localizada no bairro Conjunto Ajuricaba, em Manaus (AM). Aos 25 anos, a lutadora – que é campeã peso-palha do Mr.Cage, um dos eventos mais tradicionais do país – mora há quase um ano neste quartinho (1,30m x 2,20m).

Sem pagar aluguel – mas também sem conforto -, Dayane consegue se manter na capital amazonense. Ela, que nasceu em Autazes, a 115km de Manaus, foi a única lutadora que não desistiu do “puxadinho” e, consequentemente, da carreira. Outros cinco foram embora.

– Quando vim morar aqui, coloquei uma porta porque não tinha. E um ar-condicionado porque aqui é quente, quente e quente. Gosto de ficar no quartinho descansando. O quarto tem uma cama de solteiro, um negócio que botei para pendurar roupa, uma tábua para colocar coisas e uma caixa onde eu guardo os quimonos. Quem dera que tivesse televisão (risos). O quarto fica dentro do vestiário dos homens. Acordo estressada, às vezes, e está tudo sujo. Larguei de mão, senão vou me irritar todos os dias (risos). O mestre Carioca falou para eles respeitarem, ainda mais que a Déborah não é lutadora e mora aqui comigo. Todos respeitam porque sou braba. Já moraram seis pessoas no quartinho, todas desistiram, só eu fiquei – afirma, em entrevista ao Combate.

Campeã de MMA dorme no vestiário da Carioca Academy

Campeã de MMA dorme no vestiário da Carioca Academy

Durante a pandemia do novo coronavírus, Dayane ficou quase um ano sem treinar. Ajudada pela companheira, que trabalha em uma lanchonete, e por um médico manauara, a lutadora conseguiu contornar a situação até os eventos de MMA voltarem. Ela, que passa literalmente dia e noite na Carioca Academy, admite que a rotina é cansativa por não sair do local.

– Não tenho muita liberdade. É desgastante ficar na academia direto, fico olhando para o teto e para o celular. Um tédio da po***. É a rotina. Sábado e domingo ficamos sozinhas. Vou levando para um dia ter o que eu quero, a minha casa. O esforço está valendo a pena, e a Déborah ajuda muito. Se não fosse ela, não sei aonde eu estaria. O doutor Jorge também me ajuda com R$ 300. Fiquei quase um ano sem ver a cor do dinheiro das lutas – explica Day, que conta com um fogão e uma geladeira, localizados fora do vestiário.

Dayana Cardoso com a namorada, Déborah Batista — Foto: Arquivo Pessoal

Dayana Cardoso com a namorada, Déborah Batista — Foto: Arquivo Pessoal

O primeiro passo em busca de uma vida melhor foi dado em dezembro de 2020, quando conquistou o título do peso-palha do Mr.Cage. Day Monster venceu Ketlen Esquentadinha por nocaute técnico no primeiro round, pela edição 42 do evento, que alçou Ketlen Vieira ao UFC após faturar o cinturão dos galos, em 2015.

– Eu devo defender o título no dia 31 de agosto. A última luta da Ketlen Vieira antes do UFC foi pelo cinturão do Mr.Cage. Eu quero oportunidade de mostrar meu trabalho. Tem o Contender Series que, se aparecer, vou estar mais do que preparada. Quem me conhece, sabe que luto no peso que vier, contra quem for, saio na mão, não quero nem saber. Sou agressiva, só ando pra frente, estilo Jéssica Bate-Estaca. Não estou nem aí. Estou acostumada a derrubar boi pelo chifre desde a infância, agarrava o bicho pelo pescoço. Gosto de porrada – comentou a faixa-azul de jiu-jítsu, cujo cartel é composto por cinco vitórias e uma derrota.

Day Monster é dona do cinturão do Mr.Cage — Foto: Rafael Lopes

Day Monster é dona do cinturão do Mr.Cage — Foto: Rafael Lopes

Perseverante, Day Monster se inspira na trajetória do conterrâneo José Aldo para crescer profissionalmente. O manauara, ex-morador do bairro Alvorada, deixou a cidade para treinar no Rio de Janeiro e se sagrar campeão do UFC. O lutador é uma referência e simboliza a vitória de quem jamais desistiu diante das adversidades.

– A gente escuta bastante a história do José Aldo aqui, assisti ao filme dele. Saiu da Alvorada, hoje é milionário. Nunca o conheci pessoalmente, mas sempre vejo as lutas dele. Defendeu o cinturão várias vezes, fez história no UFC. Espero conhecê-lo um dia. Nocauteou vários caras, gosto muito da trocação dele. O meu sonho é chegar no UFC, mas qualquer evento que pague bem, vou abraçar. Meu problema é financeiro. Não quero ser famosa, deixo para os outros, quero comprar minhas coisas, ganhar um dinheiro. Quero ajudar a minha família, assim como muitos lutadores mudaram a vida das suas.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias