Diário de São Paulo
Siga-nos

Campanha contra hepatites será feita até dia 17 de agosto em Rio Preto

A Campanha Municipal de Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais começou neste sábado (28), em São José do Rio Preto (SP). O objetivo é incentivar a

Campanha contra hepatites será feita até dia 17 de agosto em Rio Preto
Campanha contra hepatites será feita até dia 17 de agosto em Rio Preto

Redação Publicado em 30/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h18


Durante a campanha, todas as unidades de saúde vão intensificar o Programa Fique Sabendo.

A Campanha Municipal de Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais começou neste sábado (28), em São José do Rio Preto (SP). O objetivo é incentivar a população a realizar os testes para hepatites B e C, HIV e sífilis.

A campanha continua até o dia 17 de agosto, com diversas ações. Durante a campanha, todas as unidades de saúde vão intensificar o Programa Fique Sabendo (testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites) e realizar ações em locais de grande circulação de pessoas.

Na sexta-feira (3), o Caminhão da Saúde estará na feira do bairro Jardim Paulista, entre 7h e 11h, para a realização de testes na população. No dia 6, a unidade estará no parque Rio Preto, entre 18h e 21h. Depois, no dia 9, estaciona na feira do Cecap, entre 7h e 11h, e no dia 10, no Mercadão, entre 9h e 13h.

Existem cinco tipos de hepatites: A, B, C, D e E. As hepatites A e E são doenças contagiosas, cuja transmissão é fecal-oral, por contato direto entre pessoas ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

Já as hepatites B e C são infecciosas, presentes no sangue, e em outros fluidos corporais, sendo a hepatite B considerada doença sexualmente transmissível. Entre as causas de transmissão estão: relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de material pérfuro-cortante, incluindo o uso de drogas e transfusão de sangue contaminado.

Em Rio Preto, 26 pessoas foram diagnosticadas com hepatite B, em 2017, e 143, com hepatite C, no mesmo período. Tanto para a hepatite A quanto para a B existem vacinas. Para a primeira, a imunização é feita em esquema de dose única, com um ano e três meses de vida.

Em Rio Preto, as 27 unidades de saúde realizam o Programa Fique Sabendo, que faz o pré-aconselhamento, a coleta do exame e o pós-aconselhamento.

Sintomas das hepatites virais são:

  • Cansaço
  • Febre
  • Mal-estar
  • Tontura
  • Enjoo
  • Vômitos
  • Dores abdominais, pele
  • Olhos amarelos
  • Urina escura
  • Fezes esbranquiçadas
Compartilhe  

últimas notícias