Diário de São Paulo
Siga-nos

Campanha contra a combinação álcool e direção nas estradas da região de Marília

A Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pelo BR 153, lança mais uma campanha de conscientização e segurança. A campanha "Parece inofensivo, mas,

Campanha contra a combinação álcool e direção nas estradas da região de Marília
Campanha contra a combinação álcool e direção nas estradas da região de Marília

Redação Publicado em 06/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 13h24


A Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pelo BR 153, lança mais uma campanha de conscientização e segurança. A campanha “Parece inofensivo, mas, dirigir alcoolizado é crime!”, que alerta aos usuários sobre os perigos de misturar álcool e direção, além de ressaltar que a prática é passível de multa no valor de R$ 2.934,70 e possibilidade de detenção de até 8 anos.

A ação, que irá durar todo o mês de julho, terá cartazes fixados nas cabines das quatro praças de pedágio (Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz) e lembrete nos painéis de  mensagens variáveis ao longo do trecho.

Diversos estudos comprovaram que, por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool diminui os reflexos e dificulta o raciocínio do motorista. Para se ter uma ideia, a ingestão de apenas dois copos de cerveja pode fazer com que o tempo de reação do condutor no trânsito aumente de 0,75 segundo para 2 segundos. Muitas pessoas, porém, ainda insistem em dirigir após consumirem bebidas alcoólicas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 21% dos acidentes no Brasil e a maioria dos acidentes fatais nas rodovias do país têm como causa o uso do álcool. O estudo revelou ainda que é a situação no estado de São Paulo é pior. O levantamento apontou que somente no estado o número dobra, chega a 40%. As principais vítimas são homens entre 20 e 39 anos.

“Nosso alerta é em defesa da vida. É preciso mudar nosso comportamento no trânsito, afinal, quem bebe e pega o volante, coloca em risco a sua própria vida e a vida de outros usuários”, ressalta a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Triunfo Transbrasiliana, Pricilla Ratto

Compartilhe  

Tags

últimas notícias